Para impulsionar a realização dos planos definidos no Paracatu 2030, a Nexa ofertou uma consultoria especializada à Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp). O apoio buscará o fortalecimento da sociedade civil, da valorização da cultura e do incentivo ao empreendedorismo social.
Dessa parceria surgiu o projeto Paracatu Movimenta, com a proposta de auxiliar os voluntários da Adesp a traduzir as ações necessárias para tirar do papel os objetivos do plano bi decenal. A consultoria é feita pela GKS Negócios Sustentáveis e funciona com um processo que pode ser descrito como um “coach institucional”.
Com cinco meses de trabalho, a Adesp terá um detalhamento de ações para cada diretor, além de identificar outros atores sociais fundamentais à mobilização. A entidade desenvolverá, com apoio da Nexa e da Consultoria, pelo menos uma das ações previstas no Paracatu 2030.
De acordo com Cássio Garkalns, diretor da GKS, o passo inicial foi a realização de encontros com os líderes da agência para detalhar o planejamento conjuntamente. “Coletamos impressões dos diretores-voluntários sobre a agência e, com base nessas impressões, realizamos uma primeira oficina que contribuiu para aprimorar a governança da agência e dos projetos por ela apoiados. Vamos atuar nas lacunas apontadas para dar ainda mais eficiência à Adesp”, afirma.
“A proposta desse projeto é ajudá-los a ter um ganho de eficiência e coordenação das ações, para que de fato consigam alcançar esse propósito maior”, detalha a gestora local de projetos sociais, Clarisse de Freitas.
Paracatu 2030
O planejamento bi decenal do desenvolvimento sustentável de Paracatu definiu ações que tem o objetivo trazer prosperidade para o Município. São ações que passam por questões como a consolidação de Paracatu como destino turístico, o estabelecimento de um sistema local de inovação e pela readequação urbana.
As discussões que levaram à construção do plano envolveram diversas entidades da sociedade civil e o poder público municipal. Recentemente, o município criou um Conselho de Desenvolvimento Sustentável e um Fundo para o Desenvolvimento Sustentável, responsáveis por financiar projetos do Paracatu 2030.
A Agência
Instituída 2001, a Adesp é uma entidade sem fins lucrativos, apartidária, com o objetivo de promover a geração de emprego e renda em Paracatu, além de coordenar ações para o crescimento do município e região. A entidade é composta por cidadãos, líderes e representantes de empresas que atuam voluntariamente.
Presidente da entidade, Marília Lepesqueur Cordeiro diz que a consultoria veio no momento certo. “Muitas vezes, ter boa vontade não ajuda se não temos planejamento estratégico e não estamos organizados o suficiente para sermos eficientes. É fundamental designar ações, entender a importância e papel definido de cada um no processo e na hora de agir”, afirmou.