Quarta, 02 de Julho de 2025
14°C 28°C
Paracatu, MG
Publicidade

Minas Gerais adota sistema Sout para Cadastro de Uso Insignificante de Recursos Hídricos

Interessados podem conferir etapas do processo para adesão em manual disponível no site do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam)

Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais
22/04/2025 às 11h55
Minas Gerais adota sistema Sout para Cadastro de Uso Insignificante de Recursos Hídricos
Evandro Rodney

Usuários que desejam solicitar o Cadastro de Uso Insignificante de Recursos Hídricos em Minas Gerais Sistema já podem utilizar o Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (Sout) , gerenciado pelo  Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) , para realizar o serviço. Este tipo de uso é caracterizado por demandas hídricas de pequeno porte, que independem de outorga de direito de uso.

A nova ferramenta está disponível desde fevereiro deste ano para os usuários. A mudança substitui o antigo sistema MRHI, modernizando e centralizando o processo de regularização do uso da água no estado. A atualização faz parte dos esforços do Governo de Minas , por meio do Igam, para oferecer mais agilidade, praticidade e transparência aos usuários que precisam realizar esse tipo de cadastro.

A adoção do Sout representa um avanço importante na gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais, promovendo o uso sustentável da água, alinhado às inovações tecnológicas e ao compromisso do estado com o desenvolvimento ambientalmente responsável.

Manual auxilia usuários no processo

Para facilitar a adaptação ao novo sistema, a Gerência de Regulação de Usos de Recursos Hídricos (Gerur) elaborou o Manual de Uso Insignificante – Sout, disponível no site do Igam.

“O manual representa mais uma ferramenta para que os usuários possam realizar, de forma prática e ágil, a regularização do uso de recursos hídricos via Sistema Sout”, destaca a gerente da Gerur, Isadora De Filippo.

O documento apresenta, de forma detalhada, todas as etapas do processo – desde o cadastro inicial até a emissão da certidão –, além de esclarecer dúvidas frequentes sobre quando e como realizar o procedimento, quem pode solicitá-lo e como agir em casos vinculados ao licenciamento ambiental.

Para acessar o manual, clique aqui .

O que é o Sout?

O Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (Sout) foi desenvolvido para aprimorar a análise, gestão e concessão de outorgas no estado. A plataforma centraliza todo o processo de regularização do uso da água, tornando-o mais eficiente, seguro e transparente.

Com o uso do Sout, é possível: 

Continua após a publicidade

•    Reunir e processar dados sobre demanda e disponibilidade hídrica; 

•    Facilitar a tomada de decisões técnicas e sustentáveis; 

Continua após a publicidade

•    Agilizar as respostas do Igam às solicitações de uso da água; 

•    Aumentar a segurança jurídica para usuários e gestores.

Como acessar o Sout:

O acesso ao sistema é feito por meio do Portal EcoSistemas . Para utilizar o Sout, o usuário ou responsável técnico deve cadastrar-se no portal, como pessoa física ou jurídica. Acessar o módulo Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadu). Com o cadastro concluído, deve acessar o Sout e iniciar a solicitação de uso insignificante. Todos os passos estão descritos no Manual de Cadastro no Portal EcoSistemas, disponível no site

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.