O Complexo Morro Agudo da Nexa adquiriu, no último mês, um drone que oferece maior qualidade e estrutura na realização de levantamento topográfico nas Unidades Ambrósia e Morro Agudo, localizadas em Paracatu. O equipamento faz fotos e filmagens convencionais, bem como o aerolevantamento e permite, assim, que a companhia realize o levantamento topográfico diário com precisão milimétrica.
Além do drone, foi feito um investimento no software Agisoft PhotoScan, uma solução avançada de modelagem 3D baseada em imagem e que tem o objetivo de criar conteúdo 3D de qualidade profissional a partir de imagens estáticas.“Nós, da Topografia, responsáveis pela modernização, percebemos a necessidade de trabalhar, dent
As inciativas estão alinhadas à cultura de alta performance e eficiência da Nexa, que busca investir e desenvolver tecnologias que potencializem diferenciais competitivos às operações de mineração e metalurgia. “Propor novas ideias e caminhos para os desafios da empresa fazem parte deste cenário”, afirma o gerente geral do Complexo Morro Agudo, Victor Silva.
Passo à frente
O Complexo Morro Agudo é o primeiro, entre as operações da Nexa, em investir na tecnologia. Os ganhos foram grandes, principalmente para a equipe, que hoje conta com precisão, dinâmica e velocidade na captação de informações com alto nível de confiabilidade. Todos foram capacitados e estão aptos a operar o equipamento para tratar dados e, futuramente, apresentar a metodologia como forma de benchmarkingpara outras unidades da companhia.