Geral Planejamento
Tudo Fácil passará a oferecer serviços de Libras a cidadãos com deficiência auditiva
Na quarta-feira (16/4), foi firmado o termo de cooperação entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Secretaria de Justiça,...
17/04/2025 11h05
Por: Da Redação Fonte: Secom RS

Na quarta-feira (16/4), foi firmado o termo de cooperação entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com o objetivo de oferecer serviços na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para cidadãos com deficiência auditiva nas Centrais de Atendimento ao Cidadão - Tudo Fácil. Assinaram o documento o secretário-adjunto da SPGG, Bruno Silveira, e o titular da SJCDH, Fabricio Peruchin.

“Esta é mais uma iniciativa do projeto de ampliação e modernização da rede Tudo Fácil. Com as novas medidas voltadas à comunicação, visamos garantir o acesso pleno e igualitário de pessoas com deficiência auditiva, estendendo ainda mais a inclusão nos atendimentos”, afirmou Bruno Silveira.

Continua após a publicidade

A ação abrange serviços de intermediação, interpretação e tradução de Libras por meio da Plataforma Digital Inteligente, contratada pela SJCDH. Durante o atendimento, que estará disponível ainda neste mês, o intérprete de Libras irá se comunicar por videochamada ou texto com o cidadão surdo e, por áudio, com o atendente do Tudo Fácil. O acesso ao ambiente virtual se dará pela captura de QR Code disponibilizado em cartazes no interior da unidade ou pelo link de acesso informado ao cidadão atendido.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos disse que a adesão do serviço RS em Libras é muito importante para o atendimento da população surda ou muda. “Essa é uma iniciativa fundamental para tornarmos o atendimento realizado na rede Tudo Fácil ainda mais acessível. Como governo, temos o dever de atender a todas as pessoas e de proporcionar a melhor experiência possível”, disse. “Desde o lançamento do serviço RS em Libras, ele vem sendo implementado em diversos setores públicos e já temos resultados extremamente positivos”, destacou Peruchin.

Continua após a publicidade

O recurso de tradução e interpretação de Libras será acessado diretamente nos celulares dos cidadãos, de forma on-line e sem custos. Caso o usuário não possua aparelho telefônico, as unidades Tudo Fácil disponibilizarão computadores com câmera.

Parceria

Continua após a publicidade

Em outubro de 2024, outra medida de inclusão para os cidadãos atendidos no Tudo Fácil foi firmada entre a SPGG e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), vinculada à SJCDH. Desde então, são ofertadas a solicitação e a entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), além da solicitação e entrega do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Baixa Renda.

Tudo Fácil

Com 25 anos de atividades no Rio Grande do Sul, o Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998. Além das três sedes, na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria. Em breve, a rede contará com uma unidade em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Texto: Karine Paixão/Ascom SPGG
Edição: Secom