O festival cultural de Paracatu reuniu milhares de pessoas e foi sucesso absoluto em seis dias de festa na cidade. O festival que iniciou no dia 30 de Junho, com o Minas ao Luar, abriu um dos mais maiores festivais culturais da região.
O 5° festival do patrimônio cultural de Paracatu, reuniu muita Música boa, teatro, dança, artesanato, oficinas gastronômicas e muito mais.
A programação do Festival contou com renomados chefs de cozinhas, que prepararam deliciosas receitas, e quem passou pelo evento, pode degustar deliciosos pratos que foram servidos ao público. Tetê Morais, trouxe várias delicias da culinária de São Paulo e muitas receitas da Cozinha Fit.
A alegria tomou conta do festival com a apresentação do humorista de Montes Claros , Tino Gomes. O humorista com uma bagagem de mais de 30 anos de trabalho pela cultura, transmitiu a sua experiência com muito humor e irreverencia.
A Mostra Quintais e Quitandas em sua segunda edição na cidade deu um gosto a mais ao festival. A mostra trouxe várias delicias da culinária mineira e levou ao Largo do Rosário a Alameda das Quitandeiras.
O show mais esperado do festival, foi da banda mineira 14 Bis, que cantou seus maiores sucessos, comemorando 35 anos de carreira . O grupo fez um grande show com praça super lotada.
O evento superou as expectativas dos anos anteriores e trouxe um resultado satisfatório para toda cidade, afirmou o Secretario de cultura Isac Arruda
O gerente Regional do Sebrae, Marcos Geraldo Alves, falou dos bons resultados do festival e explicou a importância deste evento para o desenvolvimento da cidade. Marcos ainda destacou a grandiosidade do festival durante todos os dias e ressaltou objetivo do festival Cultural de Paracatu que é para o desenvolvimento da cidade .
O festival foi marcado por muita diversão e alegria. A atração da última noite do festival, foi a final da 13° edição do festival da Musica Brasileira. Na classificação, ficou em 1º LUGAR a musica Malungos do compositor Carlos Alberto Gomes de São Paulo. O segundo lugar ficou a Musica Agridoce do compositor Lucas André De Paula, de Patos de Minas. Já o terceiro lugar, ficou com o compositor Paracatunse, Thuyan Santiago Caixeta, com a musica Felicidade.