Minas Gerais Barragem
Barragem de Juramento, uma das principais fontes de abastecimento de Montes Claros, atinge capacidade máxima
Segundo informações da Copasa, entre os dias 1 e 15 de janeiro, foram contabilizados 168,1 milímetros de chuva na bacia de contribuição da represa.
17/01/2025 15h06
Por: Flavia Moreira
REPRODUÇÃO INTERNET/ FOTO ILUSTRATIVA

A Barragem de Juramento - uma das principais fontes de abastecimento de Montes Claros - atingiu sua capacidade máxima e verteu na noite da última  quarta-feira (16).

 

Segundo informações da Copasa, entre os dias 1 e 15 de janeiro, foram contabilizados 168,1 milímetros de chuva na bacia de contribuição da represa. No mesmo período do ano passado, o acumulado foi de 119,7 milímetros.

Continua após a publicidade

 

“A Companhia esclarece que esse é um processo natural, que não oferece riscos à estrutura das barragens de acumulação de água e visa liberar o volume excedente quando as unidades atingem o nível máximo.”

Continua após a publicidade

 

A Copasa detalhou que a capacidade do reservatório é de 45 milhões de m³, sendo que 50% do abastecimento da maior cidade do Norte de MG vem da Barragem de Juramento.

Continua após a publicidade

 

“Esse percentual varia de acordo com disponibilidade hídrica das demais fontes produtoras, visando garantir a continuidade do fornecimento em quantidade e qualidade, como também preservar o volume armazenado na represa.”

 

A Copasa destacou ainda que fez investimentos nos últimos anos para garantir o abastecimento de Montes Claros citando o início da captação de água no Rio Pacuí em 2018 e a inauguração do sistema São Francisco em 2022. Ambas as iniciativas incrementam o abastecimento e ajudam na recuperação do reservatório de Juramento no período da seca.

 

“Em decorrência das fake news e boatos questionando a segurança da barragem de Juramento, é importante ressaltar que a unidade contou com obras de melhorias que incorporaram itens adicionais de segurança, bem como com a plena conformidade no cumprimento do seu plano de manutenção e operação, onde foi ampliado o sistema de monitoramento e controle operacional.”

 

Sobre a segurança de Juramento, a Copasa esclareceu que as condições da barragem são avaliadas por uma auditoria externa e que implantou o Plano de Segurança de Barragem e o Planos de Ação Emergencial no reservatório. Há aproximadamente três meses, órgãos de fiscalização atestaram a conformidade dos padrões da unidade.