Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Escassez hídrica pode gerar plano de racionamento de água em Paracatu, diz Copasa

A companhia iniciou uma campanha educativa na mídia local, para alertar a população sobre o uso consciente da água.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Foto: Reprodução Whatsapp
18/08/2017 às 23h26
Escassez hídrica pode gerar plano de racionamento de água em Paracatu, diz Copasa

A grande falta de água em Paracatu vem preocupando a população paracatuense nos últimos dias. A Crise hídrica, que também está afetando a cidade, está colocando a população em alerta. Alguns bairros da cidade estão ficando sem água na maior parte do dia, e outros bairros chegando a ficar sem o fornecimento de água por mais de dois dias.

Continua após a publicidade

A situação preocupante se desencadeou pelo baixo nível de água no Ribeirão Santa Isabel, que abastece a cidade. Vale ressaltar, que não é só o Santa Isabel, mas também outros rios do município, como o famoso Rio Paracatu, que está com o nível de água baixíssimo, devido o período de estiagem.

Por meio de nota, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) disse ao Paracatunews, que a água que abastece a cidade de Paracatu é captada no Ribeirão Santa Isabel e em nove poços profundos e que a escassez hídrica na região, vem provocando a redução da vazão do Ribeirão Santa Isabel e que a Copasa, desde julho de 2017, iniciou uma campanha educativa na mídia local, para alertar a população sobre o uso consciente da água.

Continua após a publicidade

Ainda segundo a Companhia, um plano de racionamento está sendo elaborando para adoção de rodízio no abastecimento, conforme Resolução 68/2015, da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário  de Minas Gerais (ARSAE MG), até que seja aprovado o projeto que propõe a implantação de uma nova fonte de captação.

O portal também pediu informação da Copasa sobre a qualidade da água que chega às torneiras da população paracatuense, tendo em vista que moradores de diversos bairros tem reclamado que a água chega escura e muitas das vezes barrenta.

Ainda na nota, a Copasa esclarece que a qualidade da água, distribuída em Paracatu atende aos padrões de qualidade exigidos pela Portaria 2.914, do Ministério da Saúde, e caso algum cliente constate qualquer anormalidade no fornecimento de água do seu imóvel, ele deverá ligar para a Copasa, através do número 115, fornecer o endereço completo e solicitar a análise da água. A solicitação também poderá ser feita por meio do aplicativo Copasa Digital para smartphones e tablets.

Ponto de Vista

A água é um bem de todos e por isso deve ser também preocupação de todos. É necessário uma fiscalização contra o desperdício de água e seu uso imoderado no município. Andando pela cidade não é difícil ver pessoas varrendo calçadas com água, num total desperdício. Seria de suma importância também, uma fiscalização mais rigorosa em pivores de irrigação, para evitar a captação de água de forma irregular em nascentes e rios do município.

 

Paulo Sérgio/Paracatunews

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.