Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Mais de 3 mil celulares são apreendidos em operação do MP com apoio da PM em Paracatu

A operação 'Celular Legal' visa o combate do crime de receptação e a redução de furtos e roubos de celulares na cidade.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Paulo Sérgio/Paracatunews
11/05/2017 às 23h55
Mais de 3 mil celulares são apreendidos em operação do MP com apoio da PM em Paracatu

 

Continua após a publicidade

Operação deflagrada pelo Ministério Público com apoio da Polícia Militar (PM) apreendeu mais de três mil celulares sem notas fiscais, nesta quinta-feira (11) na cidade de Paracatu. A operação ''Celular Legal'' visa o combate do crime de receptação e a redução de furtos e roubos de celulares na cidade.

Continua após a publicidade

A operação que teve início logo pela manhã, contou com a participação de cerca de 40 policiais militares que  visitaram diversas lojas de consertos de celulares da cidade, onde foram apreendidos diversos  celulares e tablets sem notas fiscais.

De acordo com o promotor de Justiça Dr. Nilo Virgílio, a operação deflagrada nesta quinta-feira, foi devido o grande número de roubos e furtos de celulares na cidade. Muitos roubos com emprego de violência, ou grave ameaças. "Os celulares viraram uma moeda de troca, e uma maneira de coibir este crime e  exterminado a receptação".- Disse Nilo. Os grandes números de roubos em Paracatu se deram em razão dos assaltos praticados contra transeuntes. os milhares de aparelhos celulares que foram apreendidos em várias lojas da cidade, vão passar por uma minuciosa triagem, onde poderá ser identificada a verdadeira procedência dos aparelhos. Os aparelhos que forem identificados como furtados ou roubados, os proprietários destas lojas poderão responder pelos crimes de receptação. Já os aparelhos que forem comprovados as origens, serão devolvidos para as respectivas lojas, para que possam ser devolvidos aos proprietários.

Segundo o Promotor, no prazo de até 15 dias, será realizado todo o processo de triagem dos aparelhos, e quem teve algum aparelho celular roubado ou furtado, deverá procurar o Ministério Público, neste prazo, com a nota fiscal do parelho para que o celular possa ser restituído. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, 14 estabelecimentos comerciais e três residências.No total, foram apreendidos 3.473 aparelhos.

 De acordo com o Tenente coronel Salustiano Michalick Vasconcelos, comandante do 45Bpm, a Polícia Militar está atenta a todo e qualquer tipo de crime, e que  os roubos de celulares é uma questão que muito afligia a população. “Às vezes a pessoas não anda com dinheiro no bolso, mas anda com um aparelho celular de mil a Dois mil reais e estes produtos estavam sendo roubados para trocar por drogas e por dinheiro”.

Notamos que precisaríamos fazer uma operação para estancar este tipo de delito. Lançamos o programa “Celular Seguro” e temos até agora cerca de mil aparelhos cadastrados, mas para uma cidade de 100 mil habitantes ainda é muito pouco. - Disse Michalick. Após esta operação Vamos partir para uma segunda etapa, que é o cruzamento de dados, e em breve vamos devolver celulares de pessoas que foram vítimas de furtos/roubados na cidade. - Afirmou Michalick.

Entenda o programa

As consultas que antes, eram feitas somente a pessoas em atitudes suspeitas e a veículos, agora também são realizadas em aparelhos celulares pelo IMEI cadastrado no banco de dados da instituição, ou seja, se durante a consulta no banco de dados da PM, apresentar a informação de furto/roubo, a pessoa que estiver com aparelho é presa em flagrante pelo crime de receptação.  Com o banco de dados IMEI, a polícia terá condições de realizar contato com o real proprietário do aparelho e também fazer a consulta referente à ocorrência em que foi registrada a subtração do aparelho, bem como confrontando as características entre o possível autor do furto/roubo e do suspeito de receptação, auxiliando melhor as investigações.

Para realizar o cadastro do IMEI, no Programa ‘Celular Seguro’ o cidadão deverá acessar o endereço http://www.policiamilitar.mg.gov.br/celularseguro. Para descobrir o IMEI do aparelho basta digitar *#06# e anotar uma sequência com 15 algarismos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.