Aconteceu na manhã desta quarta-feira (22) a passagem de comando do 45°Bpm de Paracatu. A cerimônia de passagem de comando foi realizada no pátio do batalhão e contou com diversas autoridades do município e de outras cidades.
O tenente coronel da PM José Reinaldo Parreira, deixa o comando do batalhão de Paracatu e passa para o Tenente coronel Salustiano Michalick Vasconcelos, de 47 anos, vindo de Belo Horizonte, BH. Reinaldo foi transferido para o batalhão da 16ª região de Polícia Militar de Unaí, onde atuará no Subcomando, na chefia do estado maior, na gestão de estratégia de segurança pública. Reinaldo assumiu o comando do batalhão de Paracatu em 2014, e de lá pra cá, realizou vários trabalhos a frente do 45°BPM na redução significativa de crimes no município.
Paracatu vivia momentos de pânico, em meio a uma sensação de insegurança e alto índice de criminalidade no município. No ano de 2013, Paracatu registrou 64 homicídios e 122 tentativas de Homicídios. Sendo que em 2014, foram registrados 46 homicídios e 114 tentativas de homicídios. Operações como Saturação e Petardo, foi um chute certeiro e eficaz na redução da criminalidade no município.
De acordo com Reinaldo, ele, deixa o comando do 45°BPM, com a sensação de dever cumprido. Reinaldo ressaltou que as parcerias e projetos como a rede de vizinhos protegidos e outros, contribuíram para que houvesse uma redução gritante da criminalidade no município, aumentando a sessão de segurança da população. Reinaldo ainda garantiu que todas as metas institucionais que foram estabelecidas em termo de redução de crimes violentos do ano passado, que a unidade conseguiu alcançar e bater. Agente percebe que ainda há muito para ser feito, mas a unidade está no caminho certo. A gestação de Michalick, vai complementar o que já foi feito aqui, ele, é um excelente profissional e tem uma bagagem profissional muito grande; eu creio que a comunidade e os militares do 45bpm, o receberão bem, como me receberam e com certeza, vão apoiá-lo nessa nova missão, que é levar a segurança pública a cidades do Noroeste. - Disse
Michalick afirmou que a população pode esperar muito trabalho e muita seriedade da sua parte, pois o seu foco é, não dar vez a marginais que estão atuando em Paracatu. “Nós vamos atuar com inteligência e precisamos da população de bem do nosso lado, não podemos tolerar pessoas do mal, infratores e bandidos, nos precisamos da população, para fazer uma Paracatu e região melhor para se viver”. Com 28 anos de serviços prestados, eu venho de tão longe em busca de um sonho, que é comandar uma unidade da Polícia Militar e comandar uma tropa para o bem da sociedade, e eu conto com todo o mundo. - Finalizou Michalick
O coronel Braga, da 16ª região de Polícia Militar de Unaí, falou da redução da criminalidade não só em Paracatu, mas em todo o Noroeste Mineiro. No período de janeiro e fevereiro de 2017, houve redução de 38% dos crimes violentos, sendo que os crimes de homicídios reduziram em cerca de 50%. Ainda segundo Braga, a presença do Michalick trará mais vigor e mais eficiência a todo o policiamento em Paracatu e demais cidades. – disse.
Paulo Sérgio/Paracatunews