Em Paracatu, 1.302 participantes que fariam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão ter que aguardar até dezembro para fazerem as provas, devido à ocupação de duas escolas estaduais, sendo a Escola Estadual Antônio Carlos - Blocos A e B e a Escola Estadual Doutor Virgílio de Melo Franco - Bloco Único.
A divulgação foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última terça-feira (1º). No total, 10.037 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Uberaba, Uberlândia e Paracatu, não poderão fazer a avaliação nos dias 5 e 6 de novembro, em razão de ocupações em instituições de ensino listadas como locais de provas. As avaliações adiadas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro, diz o Inep.
Em Uberlândia, 13 locais de provas foram afetados e 7.418 inscritos prejudicados, já em Uberaba são 1.317 pessoas que tiveram a prova adiada devido à ocupação do Centro Educacional da (UFTM).
A divulgação das notas do Enem 2016 não sofreu alteração e será divulgada em 19 de janeiro. Segundo o Inep, não houve alteração nessa data e, por isso, não vai haver interferência no cronograma das instituições que usam o Enem como processo seletivo.
No Estado, as alterações foram feitas em 59 locais com 42.671 alunos prejudicados. O motivo das ocupações é a rejeição à medida provisória que trata da reforma do ensino médio e também contra a PEC 241 do teto de gastos públicos
Paulo Sérgio/Paracatunews