Um homem morreu e outro foi hospitalizado no início da noite de domingo (9) após ficarem presos em uma tubulação de rejeitos da mineradora kinross em Paracatu,MG. Segundo a equipe do 4° pelotão de Corpo de Bombeiros, era por volta de 19h, quando os bombeiros iniciaram as buscas, para resgatar os dois homens que estavam presos nas tubulações.
Ainda segundo os bombeiros, foi necessário o uso de uma escavadeira para a retirada de terra de cima da manilha, para que os bombeiros pudessem chegar ao local onde estavam às vítimas, de 25 e 44 anos. Após intensos trabalhos que duraram cerca de três horas, as vítimas foram socorridas. Devido à inalação de gás tóxico, os homens estavam desacordados, sendo necessário ressuscitação Cárdio pulmonar e insuflações respiratórias.
Após os primeiros socorros, as vítimas foram encaminhadas imediatamente ao pronto socorro, mas infelizmente a vítima Lucimar Justo de 44 anos, acabou não resistindo aos ferimentos e morrendo no pronto socorro. A outra vítima segue hospitalizada.
Essa não é a primeira vez que garimpeiros morrem em tubulação de rejeitos da mineradora, em busca do ouro. Em meados de fevereiro, deste ano, dois garimpeiros morreram, após terem desaparecidos em uma das manilhas de rejeitos. Os homens de 25 e 22 anos, foram encontrados mortos. Na ocasião, os garimpeiros realizavam o garimpo ilegal em uma tubulação de rejeitos da mineradora, quando foram surpreendidos por um possível vazamento de gás tóxico.
A mineradora se manisfetou pelo ocorrido por meio da seguinte nota á Imprensa.
A Kinross lamenta informar a morte de uma pessoa após invasão na tubulação de efluentes industriais em sua propriedade.
Por volta das 17h40min , a segurança patrimonial da empresa foi acionada por dois invasores com pedido de socorro em função de dois outros não terem conseguido sair de dentro da tubulação de efluentes da empresa. O corpo de bombeiros da cidade e a equipe médica da empresa se mobilizaram imediatamente para resgate.
Duas pessoas foram resgatadas pelo corpo de bombeiro e encaminhadas com vida para o hospital municipal. Infelizmente uma delas não resistiu e faleceu. A segunda pessoa continua internada.
O local onde os invasores foram resgatados é uma tubulação fechada que foi violada e aberta por eles. A estrutura é bloqueada com barreiras físicas e está em uma área industrial.
A empresa mais uma vez lamenta o atual cenário de criminalidade e perda de vidas nestas atividades.
Paulo Sérgio/Paracatunews