Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Corpo de Bombeiros realiza treinamento de brigadistas com moradores de Paracatu

No total 24 pessoas participaram do treinamento que foi realizado dias 15 e 16 de agosto

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Fotos: Arquivo/Kinross
23/08/2016 às 11h33
Corpo de Bombeiros realiza treinamento de brigadistas com moradores de Paracatu

Líderes comunitários e moradores de Paracatu participaram de um treinamento de brigadistas. Ao todo, 24 pessoas foram capacitadas pela equipe do Corpo de Bombeiros da cidade nos dias 15 e 16 de agosto. Durante a capacitação, os participantes puderam conhecer técnicas de busca, resgate e salvamento, noções básicas de primeiros socorros, deslocamento e demais procedimentos em condições de emergência e como proceder em casos de princípio de incêndio. Esse conhecimento poderá ser utilizado por eles em situações de emergências nas comunidades e pode até salvar vidas.

Continua após a publicidade

“O objetivo de treinar brigadistas é preparar líderes comunitários e demais moradores para situações adversas, como é o caso de incêndios urbanos e florestais, além disso, foi uma forma muito interessante de promover a aproximação entre o Corpo de Bombeiros e a comunidade”, avaliou o 2º tenente Weliston Humberto Vieira, comandante do 4º Pelotão de Bombeiros Militar. Inaugurado em junho deste ano, o pelotão do Corpo de Bombeiros atende ocorrências em Paracatu e cidades vizinhas.

Quem saiu satisfeita após o treinamento foi Priscila Alves, moradora da comunidade Santa Rita, que fez um balanço positivo da atividade: “os bombeiros foram atenciosos e ensinavam muito bem o que fazer em cada situação. O treinamento contribui com a comunidade em todos os aspectos. Se algo por ventura acontecer, estamos preparados em relação ao que fazer”, disse. Para ela, as simulações ajudaram os participantes a entenderem melhor as técnicas apresentadas.

Continua após a publicidade

Já o estudante Eduardo Nascimento, que mora na comunidade Lagoa de Santo Antônio, decidiu se tornar brigadista para poder ajudar a comunidade em casos de emergência. “As noções de primeiros socorros foi o que mais me chamou atenção no treinamento. Se alguém passar mal ou sofrer um acidente numa situação adversa, o brigadista tem essa condição de ajudar”, pontuou o estudante.

O treinamento contou com a parceria da Kinross, que por ter como um de seus valores as pessoas em primeiro lugar decidiu fazer a parceria com o Corpo de Bombeiros. De acordo com o gerente de Saúde e Segurança da empresa, Claudinei Alves, o treinamentos de brigadista é uma ação muito importante, pois desta forma as comunidades poderão contar com pessoas prontas para atuarem em casos de emergência, e assim ajudar, o Corpo de Bombeiros e toda a comunidade. “Essa é uma forma de fazer com que as pessoas da comunidade tenham a condição de atuar adequadamente para a preservação da vida”, concluiu.

 

Rafaela Freitas/ideiacom

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.