Os motoristas brasileiros entre 50 e 70 anos foram surpreendidos por mudanças nas regras de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Este grupo, em especial, é o mais afetado pelas novas regulamentações, que trouxeram alterações no prazo de validade do exame de aptidão física e mental.
A CNH, essencial para milhões de brasileiros, agora terá prazos de renovação diferentes, dependendo da faixa etária. Para pessoas com menos de 50 anos, o documento continua válido por 10 anos. No entanto, para aqueles com idades entre 50 e 70 anos, o prazo de validade passa a ser de 5 anos, e para motoristas acima de 70 anos, a validade é de apenas 3 anos.
As novas regras também determinam que esses prazos podem ser ajustados conforme a avaliação médica. Além disso, os motoristas precisam ficar atentos às penalidades por dirigir com a CNH vencida, o que é considerado uma infração gravíssima, acarretando multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.
Em contrapartida, os motoristas com 50 anos ou mais receberam um benefício: 50% de desconto na renovação da CNH. Para idosos com mais de 70 anos, o desconto é de 30%.
Para renovar a CNH, o motorista deve acessar o site do Detran de seu estado, fazer login com CPF ou CNPJ, confirmar seus dados e seguir as orientações.