Muitos empresários montam um negócio, mas poucos têm conhecimento de técnicas de gerenciamento. Com objetivo de treinar os empresários e microempresários de Paracatu, o Sebrae ministrou, na segunda semana de agosto, o curso de “Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais e Liderança”. No total, 14 empresários passaram pelo curso de capacitação e receberam 16 horas de treinamento com objetivo de desenvolver suas competências como gestores, tendo como foco a sustentabilidade do negócio.
O microempresário Afrânio Afonso Borges, da Retifica Paracatu, participou da capacitação e ressaltou a importância da experiência proporcionada aos empreendedores locais. “No momento atual, aprimorar estas competências é quase uma questão de sobrevivência”, avaliou. Para ele, a capacitação é fundamental para se adaptar às transformações do mercado. “Se você não estiver preparado para as mudanças, acaba não tomando as decisões corretas”, completou.
Muitos empresários também se identificaram com a iniciativa, já que eles se tornaram empreendedores por intuição, como foi o caso da proprietária da Madeireira Andrade, Daiane Andrade. “Sempre me vi como alguém com mais facilidade para delegar funções. Com o curso, tive a afirmação disso, mas percebi que ainda preciso melhorar em algumas questões, como deixar com que as pessoas tomem mais à frente de certas situações”, concluiu.
Para o proprietário do Restaurante Fornalha, Raimundo Nonato Figueira, ainda será necessário algum tempo para assimilar e implementar todas as técnicas e competências desenvolvidas, porém, o empresário garante que o aprendizado terá utilidade no futuro, sobretudo quanto às práticas voltadas ao bem-estar dos funcionários. “Todo esse processo leva algum tempo, mas a certeza é de que o conteúdo faz a gente sair do curso bem melhor do que quando entrou”, comentou.
Para a analista de Projetos do Sebrae, Patrícia Dias de Rezende, a capacitação promoveu descobertas e desenvolveu capacidades essenciais para o aprimoramento profissional dos participantes. “Com as habilidades adquiridas no curso os empresários locais serão capazes de alcançar maior desenvolvimento profissional para o exercício de seus papeis de líderes e gerentes em suas empresas”.
Dentro do curso, os empresários tiveram ainda a oportunidade de desenvolver competências por meio de técnicas de autoconhecimento, aprimorarem a comunicação com funcionários e seus conhecimentos sobre planejamento estratégico, além de outros assuntos que ajudam na formação de um bom gestor.
O curso “Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais e Liderança” faz parte da rodada de capacitação do Programa Encadeamento Produtivo, projeto da mineradora Kinross em parceria com o Sebrae, que visa o aumento da competitividade, a cooperação e a competência tecnológica e de gestão das micro e pequenas empresas de Paracatu. O programa teve início em junho de 2016 e vem tendo a adesão dos empresários e microempresários da cidade.
O Programa Encadeamento Produtivo tem atividades mensais e o próximo curso ocorrerá em setembro. Dentro da programação estão previstos ainda cursos de capacitação nas áreas de gestão de pessoas, vendas, gestão financeira, gestão de estoque, dentre outros temas.
Fran Dornelas /Ideia Comunicação