Um incêndio florestal que estava destruindo desde terça-feira (09/08) a reserva do Parque Estadual de Paracatu foi combatido pelo corpo de bombeiros e brigadistas nesta quinta-feira.O fogo consumiu aproximadamente três mil hectares da reserva.
De acordo com o comandante do 4 pelotão de Bombeiros Militar, Humberto Viera, ainda na terça-feira, os militares chegaram encerrar os trabalhos já pela noite para não colocar em risco as próprias vidas. Entretanto, os trabalhos foram retomados logo na manhã de quarta-feira (10) onde contou com uma guarnição do Corpo de Bombeiros, nove brigadistas, além do auxilio de um helicóptero do IEF.
Já nesta quinta-feira (11) foi montada uma força tarefa na tentativa de debelar o fogo, que já tinha consumido a metade da reserva do parque estadual, que é de 6 mil hectares. Ainda segundo os Bombeiros, a força tarefa contou com o apoio do helicóptero da Polícia Militar de Uberlândia, além da equipe da Previncendio.
Segundo Humberto, a suspeita é que o fogo tenha iniciado na rodovia, possivelmente por causa de toco de cigarro, jogado por algum motorista.
O parque abriga cerca de 40 famílias de aves, e mamíferos; como o Gamba orelha branca, o Lobo guará, o Tamanduá mirim, e outras espécies da flora típica do cerrado. A área comporta também as áreas de proteção especial (APES) Santa Izabel e espalha; que protegem os recursos hídricos da região.
O parque Estadual de Paracatu foi entregue pela mineradora Kinross ao Estado de Minas Gerais, no dia 06 Junho de 2014. O parque cumpre um importante papel na preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. O espaço da suporte á realização de pesquisas cientifica, contribuindo para a preservação e para o desenvolvimento da educação ambiental. Além de atividades de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
A criação do parque estadual de Paracatu é uma das condicionantes estabelecidas pelo conselho estadual de politica ambiental (Copam) no licenciamento ambiental do projeto de expansão da Mina Morro do Ouro, localizada no município de Paracatu.