Um vídeo de uma mulher espancando a “Benta” tomou as redes sociais e causou muita indignação na tarde de ontem (12), em Paracatu. As imagens são bem claras e é possível ver o momento que a mulher da tapas no rosto da idosa, que mesmo caída no chão é agredida com sessões de tapas pela mulher.
As cenas de agressão de quase um minuto e meio, foi registrada por um celular e espalhada pela internet. A nossa equipe de jornalismo ainda na tarde de ontem, entrou em contato com a Polícia Militar, para saber se houve algum registro do caso, porém, os militares não foram acionados.
Segundo informações, Benta sofre de problemas mentais e às vezes joga pedras em pessoas e até chega agredi-las.A Prefeitura Municipal emitiu nesta quarta-feira (13) uma nota de repúdio quanto a agressão de “Benta” ocorrida na segunda-feira (11). Segue a nota na íntegra.
A prefeitura municipal de Paracatu, Secretaria de Assistência de Ação Social, CREAS, (Centro de Referencia Especializado da Assistencial Social) e todos os conselhos municipais da cidade de Paracatu, principalmente o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, vem comunicar e informar sua nota de repúdio quanto a agressão ocorrida no dia 11.07.2016, tendo como vítima a pessoa conhecida como Benta, cumprindo ainda mencionar que a República Federativa do Brasil além de outros princípios também é pautada pela dignidade da pessoa humana, constituindo–se um de seus fundamentos a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Cumpre informar, que agressão ocorrida, foi contra uma pessoa idosa e deficiente, uma agressão que fere não apenas a vítima, mas também toda a sociedade que pede por proteção às pessoas que se encontram em estado de fragilidade, é uma agressão a todas as idosas vítimas de preconceitos e agressões, é uma violência a todos os deficientes que vivem em uma luta diária em busca da proteção de seus direitos, sendo merecedores da proteção da sociedade e do estado.
A violência é ainda mais cruel, quando pessoas assistem uma violência contra uma pessoa idosa e com deficiência ocorrer e se omitem para tal violação, enquanto outras vibram, demonstrando o desmoronamento dos valores sociais.
Sendo assim, a prefeitura municipal de Paracatu, secretaria de assistência de ação social, CREAS e todos os conselhos municipais da cidade de Paracatu, oferece as políticas sociais básicas, os programas de assistência social, os serviços especiais de prevenção e atendimento às vitimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade ou opressão, devendo toda a sociedade se unir para uma sociedade livre, justa e solidaria, deixando por fim, aqui sua nota de repúdio.