Música sempre foi muito presente na vida da população de Paracatu. Desde a década de 70 diversos festivais já agitavam a cidade. E essa tradição não poderia ficar de fora da 3ª edição do Festival do Patrimônio Cultural, que ocorre na cidade até 10 de julho e vai promover o Festival Nacional de Música Brasileira e o Festival Regional de Música.
A programação musical inicia-se com a valorização dos artistas da região, que se apresentam no dia 06 de julho durante o 2º Festival Regional da Música Brasileira. Três desses artistas serão selecionados para se apresentar na 11ª edição do Festival Nacional de Música Brasileira, nos dias 08 e 09 de julho, junto a outros músicos de todo o país. De acordo com o presidente da Comissão Musical, José Eduardo Trevisan, os dois eventos têm o objetivo de resgatar tradições. “O Festival Nacional tem crescido nos últimos anos e hoje é um evento que recebe músicos de todo o Brasil. Queremos com os dois eventos falar dessa relação de Paracatu com a música, que já existe há vários anos ”, comenta Trevisan.
Esse ano, o número de inscritos foi bem expressivo. Foram 122 músicas inscritas para o Festival Nacional de Música Brasileira e desse total 17 foram selecionadas para se apresentarem no evento no dia 08 de julho. Entre os selecionados, estão músicos de diversos estados como Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Tocantins e Goiás. Os ritmos também são bem variados como MPB, samba e música regional. Desses 17, apenas 10 irão para a grande final no dia 09 de julho.
O Festival Nacional de Música Brasileira de Paracatu é um conhecido como um espaço de projeção para artistas, como a cantora Aline Calixto que ganhou a primeira edição em 2005 e, logo depois, se tornou reconhecida nacionalmente.
Atrações
A grande atração musical do evento ficará por conta da Banda Bagunço e do grupo Retirantes, que farão um show duplo no dia 07, no Largo do Rosário. A banda Bagunço tem um estilo de apresentação bem irreverente e é sucesso no carnaval do Rio de Janeiro, já o Retirante tem despontado internacionalmente como uma das novas sensações da música brasileira. Outra novidade é o Palco Alternativo que será aberto para pessoas da cidade e visitantes se apresentarem.
Festival do Patrimônio Cultural
O III Festival do Patrimônio Cultural visa reforçar a tradição cultural e gastronômica do município. Em sua terceira edição e com uma expectativa de público de 10 mil pessoas, o Festival se firma como um dos principais eventos culturais de Minas Gerais. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Paracatu e pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp).
Serviço:
2º Festival Regional da Música Brasileira de Paracatu
Data: 06 de julho
Horário: 20h
Local: Largo do Rosário
Show Banda Bagunço e grupo Retirantes
Data: 07 de julho
Horário: 21h
Local: Largo do Rosário
11º Festival Nacional da Música Brasileira de Paracatu.
Data: 08 e 09 de julho
Horário: 20h30
Local: Largo do Rosário
As apresentações são todas gratuitas.
Mais informações: facebook.com/Festival-Cultural-De-Paracatu-721612024541091/
Fran Dornelas/Ideia Comunicação