Entretenimento Entretenimento
Manual gratuito orienta jovens sobre eleições municipais
Material, que apoia professores e familiares, está disponível para download gratuitamente.
02/09/2024 16h10
Por: Da Redação Fonte: Agência Dino

Em outubro acontecem as eleições municipais para a escolha de vereadores e prefeitos. De acordo com a última atualização do Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de janeiro de 2024, o número de eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, aumentou 14,22% comparado ao último pleito municipal.

Para auxiliar os futuros eleitores a se prepararem para o voto e informá-los sobre o papel de cada um dos cargos que terão representantes eleitos, o Joca, jornal para crianças e adolescentes, e o TINO Econômico, periódico sobre economia e finanças ao público jovem, lançaram a 4ª edição do Manual das Eleições. 

Continua após a publicidade

Gratuito, o material é digital e oferece explicações, de forma didática e leve, sobre como funciona o sistema eleitoral, por que as eleições são tão importantes e ensina que a política vai além de escolher os representantes para governar um município. Na edição de 2024, o manual ainda traz informações sobre as regras para o uso de inteligência artificial no pleito deste ano. O conteúdo também oferece apoio a educadores e familiares, podendo servir de base para discussões sobre o tema em casa, ou em sala de aula, ampliando o conhecimento sobre o processo eleitoral.

Stéphanie Habrich, CEO da Magia de Ler - editora que produz os jornais Joca e TINO Econômico, avalia que a política está presente e influencia a vida de todos, por isso, também abrange as crianças e adolescentes enquanto cidadãos.

Continua após a publicidade

“Com a popularização da inteligência artificial, o risco de notícias falsas e manipulações no ambiente digital pode aumentar no período eleitoral. E a geração mais jovem, que ainda está construindo o seu pensamento crítico, também será impactada. Por isso, é importante que as informações sobre as eleições sejam passadas da forma correta para que elas possam desenvolver suas próprias opiniões e exercer a sua cidadania com consciência”, declara.

A iniciativa foi desenvolvida para atender o direito à informação previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), artigo 71: “A criança e o adolescente têm direito à informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento”.

Continua após a publicidade

Essa premissa também aparece na Convenção Sobre os Direitos da Criança, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, de 1989, em seus artigos 13 e 17, que dizem, respectivamente: “A criança terá direito à liberdade de expressão. Esse direito incluirá a liberdade de procurar, receber e divulgar informações e ideias de todo tipo (...)”; “Os Estados partes reconhecem a função importante desempenhada pelos meios de comunicação e zelarão para que a criança tenha acesso a informações e materiais procedentes de diversas fontes nacionais e internacionais (...)”.

Para baixar o material gratuitamente, basta acessar o link, preencher o formulário e fazer o download em seguida.

Série Manual das Eleições

Além do material impresso, os jornais Joca e TINO Econômico produziram uma série com 11 vídeos, em uma linguagem simples e descontraída, para ampliar o entendimento do público infantojuvenil sobre as eleições. Toda terça-feira, um novo episódio é postado no canal do YouTube da TV Joca.

Gratuita, a produção audiovisual aborda desde a origem das eleições até o que fazer após o período eleitoral. A importância do pleito eleitoral, como ele funciona no Brasil, quando ocorre a escolha dos governantes, contextualizações sobre a urna eletrônica brasileira e os votos, qual a diferença da atuação do prefeito e do vereador, além de outros cargos, como deputados federal e estadual, presidente, senador e o governador são tratados de um jeito leve. A inteligência artificial nas eleições também é pauta nos vídeos. 

Educadores, pais e responsáveis também podem utilizar os assuntos da série como recurso para discutir participação política e o exercício da cidadania dos jovens na sociedade.