Sexta, 04 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Câmara derruba Veto do prefeito municipal e vota contra redução do numero de vereadores em Paracatu

O veto que barrava a redução de salário de secretários e vice-prefeito foi derrubado pelos vereadores por 9 votos contra e 8 a favor.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Foto: Assessoria de Comunicação / Câmara Municipal
07/06/2016 às 11h44
Câmara derruba Veto do prefeito municipal e vota contra redução do numero de vereadores em Paracatu

A reunião do legislativo na Câmara Municipal de Paracatu desta segunda-feira (6) rolou muito bate boca e discussão durante a votação de redução do numero de vereadores e veto do prefeito municipal referente a redução dos salários de secretários e vice-prefeito.

Continua após a publicidade

O movimento Mais Paracatu esteve mais uma vez na câmara de vereadores, na tentativa de pressionar os parlamentares para a redução do numero de vereadores de 17 para 11, para o ano de 2017.

O vereador Ragos Oliveira, pediu que fosse apreciado também pelos vereadores o veto do prefeito municipal, que barrava a redução dos salários de secretários e do vice-prefeito, gerando um início de bate boca e discussões entre os integrantes do movimento.

Continua após a publicidade

No dia 04 de Maio, o prefeito Olavo Conde anunciou o veto do projeto de lei da Câmara Municipal, que visava à redução dos salários de secretários e do vice-prefeito.  Segundo o Olavo, a redução traria problemas para a administração em 2017, pois um salário inferior ao atual acarretaria grandes dificuldades para a próxima administração em contratar secretários técnicos.  A redução proposta pela câmara prevê salários de vice-prefeito e secretários para pouco mais de R$ 7.700, com salário do prefeito para o teto máximo de 23.500, com validade para 2017 até 2020.

Na votação desta segunda-feira, o veto que barrava a redução de salário de secretários e vice-prefeito,foi derrubado pelos vereadores. o prefeito municipal precisava de 2/3 dos votos dos vereadores para que o veto permanecesse, o que não aconteceu e o veto foi derrubado por 9 votos contra e 8 a favor do veto. Com a derrota, secretários vão passar a ter salários iguais à de vereadores no ano de 2017.

Redução do numero de vereadores

A vereadora Eloisa Cunha, criticou a redução do numero de vereadores e alegou que a câmara ficaria sem representatividade, pois excluiria os mais pobres, os negros e as mulheres, ficando uma câmara elitizada.

Jose Maria do Paracatuzinho também defendeu o numero de 17 vereadores e ainda ressaltou que o numero de vereadores em Paracatu, respeita a Constituição Federal. E que a cidade não pode recolher, precisa crescer. - Disse o vereador

De acordo com Joãozinho contador, 17 vereadores geram mais oportunidades para as mulheres, os pobres, os negros e os menos favorecidos, e que a redução do número de vereadores, deixaria uma eleição mais cara, deixando no topo, quem pode gastar muito.

Na votação, 13 vereadores votaram contra a redução de 17 para 11, sendo que Joãozinho Contador Absteve seu voto, Oswaldinho da Capoeira, Glewton de Sá e Gilvan Rodrigues, foram a favor da redução do numero de vereadores.  

 

Paulo Sérgio/Paracatunews

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.