Aconteceu nesta quinta-feira (2) na Câmara Municipal de Paracatu uma Audiência Pública sobre segurança pública no município de Paracatu, MG.
O evento realizado pela Polícia Militar de Paracatu contou com a presença do prefeito municipal Olavo Conde, o comandante da 16º região da PM Coronel Rodrigo Salvador Braga, comandante do 45°BPM, tenente coronel José Reinaldo, Coronel Antônio de Salles Fiúza, da Secretaria de Estado de Defesa Social e delegado da 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Paracatu, Luiz Fernando, além de vereadores e outras autoridades.
Objetivo da audiência pública era apresentar um balanço das ações desenvolvidas pela Polícia Militar no município, bem como os índices de criminalidade e metas para uma redução significante de crimes na cidade.
Reinaldo apresentou um gráfico que mostrava uma redução gritante nos últimos 60 dias de crimes violentos contra a vida em Paracatu. O comandante falou da importância das operações desenvolvidas no município e a participação da comunidade nos trabalhos da polícia. Reinaldo ainda ressaltou a importância das operações conjuntas desenvolvidas nos últimos meses.
Segundo Reinaldo, nos últimos quatros meses mais de 600 pessoas foram presas em Paracatu e que o numero de menores envolvidos no crime é muito grande, mais de 90 menores de idade foram apreendidos, além de 54 armas de fogo. “Seria uma utopia dizer que chegaríamos à zero, os crimes, mas buscamos a redução ao máximo”- Afirmou Reinaldo.
De acordo com Coronel Braga, Paracatu é uma das cidades do Noroeste Mineiro com maior índice de criminalidade, a qual precisa de uma atenção maior e mais dedicada.Segundo Braga, 50% da criminalidade violenta do Noroeste de Minas, se concentram em Paracatu, sendo 20% em Unaí e apenas 10% em João Pinheiro. Ainda de acordo com Braga, os trabalhos desenvolvidos pelo Tenente Coronel Reinaldo, tem dado bons resultados e tem surtido efeitos na redução da criminalidade no município. Braga reiterou que 30 novos soldados estariam se formando e que 20 deles, virão para a cidade de Paracatu para reforçar o efetivo do 45°BPM.
O prefeito de Paracatu falou do excelente trabalho desenvolvido pelas policias no município e disse que as ações da polícia têm dado certo e vários criminosos têm sido presos. O efetivo da PM é pequeno, mas se a comunidade ajudar a polícia, crimes serão evitados. - Disse Olavo Conde.
De acordo com Fiuza, para uma redução mais significante dos crimes no município, é preciso que a população redobre a atenção no seu dia a dia, evitando e dificultando a ação dos criminosos.
Vários assuntos foram discutidos na audiência pública, bem como a criação de um centro especializado para o tratamento de menores infratores na cidade e a ampliação do sistema Olho Vivo e outras demandas.
Paulo Sérgio / Paracatunews