Domingo, 06 de Julho de 2025
13°C 28°C
Paracatu, MG
Publicidade

Limpeza do ambiente corporativo contribui para a eficiência

Ambiente de trabalho limpo é essencial para empresas e trabalhadores, diz Fundacentro; especialista da Dr. Lava Tudo traça relação entre a limpeza ...

Por: Da Redação Fonte: Agência Dino
29/08/2024 às 12h35
Limpeza do ambiente corporativo contribui para a eficiência
Imagem de Freepik

Um ambiente de trabalho saudável é essencial para o bem-estar dos trabalhadores e pode colaborar para o sucesso geral de uma empresa. A afirmativa integra uma publicação recente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), organização que investiga as condições de segurança, higiene, meio ambiente e medicina do trabalho.

Continua após a publicidade

A fundação destaca que a saúde dos profissionais é essencial para a produtividade e o bem-estar geral, não apenas a nível físico, como também no que diz respeito à saúde mental e emocional. Tal debate surgiu em 1966, durante o Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes, em São Paulo (SP), em um panorama de altos índices de acidentes e doenças do trabalho.

No mesmo sentido, Pedro Sampaio, especialista em limpeza de sofá da Dr. Lava Tudo, empresa especializada em higienização e impermeabilização de estofados, traça uma relação entre a limpeza do ambiente corporativo e a eficiência: “Empresas que investem em limpeza de seus móveis, estofados e ambientes podem garantir ambientes mais produtivos para seus funcionários”.

Continua após a publicidade

Sampaio cita alguns dados de uma pesquisa realizada pelo Green Building Association (USGB), divulgada pelo portal SEGS, que apontam que um ambiente de trabalho limpo é responsável pela melhora de 40% na produtividade das fábricas, ao passo que, em escritórios, o crescimento na produtividade varia entre 2% e 16%.

Melhoria na saúde e bem-estar

Sampaio destaca que ambientes limpos ajudam a reduzir a propagação de germes, bactérias, ácaros e alérgenos, que podem causar doenças respiratórias e alergias

“Funcionários que trabalham em ambientes mais saudáveis têm menos probabilidade de adoecer, o que resulta em menos faltas e maior produtividade”, observa. “Além disso, a limpeza de estofados e móveis pode eliminar o acúmulo de poeira e sujeira, proporcionando um ar mais puro e um ambiente mais confortável para se trabalhar”, completa.

Aumento do conforto e bem-estar psicológico

Na visão do especialista, ambientes de trabalho limpos e organizados afetam positivamente o humor e o estado mental dos funcionários. Isso porque trabalhar em um local bem cuidado pode reduzir o estresse e aumentar a satisfação no trabalho. 

“Isso, por sua vez, impacta diretamente a concentração, o engajamento e a eficiência. Estofados limpos e confortáveis também proporcionam um ambiente físico mais agradável”, articula.

Melhoria na imagem e moral da empresa

Para Sampaio, empresas que se preocupam com a limpeza transmitem aos funcionários uma mensagem de que eles são valorizados - o que pode melhorar a moral e promover um sentimento de orgulho no local de trabalho.

“Funcionários que sentem que a empresa se preocupa com seu conforto e bem-estar tendem a ser mais motivados e engajados em suas atividades”, considera.

Redução de distratores

“Ambientes sujos e desorganizados podem ser grandes fontes de distração. Poeira, manchas ou odores podem desviar a atenção dos colaboradores e criar um ambiente desconfortável”, destaca o especialista. 

Para ele, ao manter um local de trabalho limpo, as distrações são minimizadas, permitindo que os funcionários foquem melhor em suas tarefas e sejam mais produtivos.

Aumento da durabilidade dos equipamentos e móveis

Na perspectiva de Sampaio, investir na limpeza adequada de móveis e estofados também ajuda a aumentar a vida útil desses itens. 

“Quando os móveis são bem cuidados, isso evita gastos desnecessários com substituições ou reparos, permitindo que a empresa invista mais em áreas que podem aumentar a produtividade dos funcionários”, explica.

Promoção de uma cultura organizacional positiva

Para concluir, o especialista em limpeza de sofá da Dr. Lava Tudo ressalta que a limpeza e organização do ambiente de trabalho podem reforçar valores como disciplina, atenção aos detalhes e respeito ao espaço comum.

“Quando esses valores estão presentes no dia a dia da empresa, podem se refletir na atitude dos funcionários em relação ao trabalho, gerando maior comprometimento e produtividade”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://drlavatudo.com/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.