A Polícia Civil em conjunto com a as Polícias Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, que formam a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), deflagrou na manhã desta quinta-feira (2) a operação "Perséfone" em Minas Gerais e outros Estados.
Objetivo da operação é desarticular uma quadrilha criminosa com ramificações em Paracatu, Guarda-Mor e Uberlândia, envolvida em crimes contra produtores rurais, bem como, furtos, roubos de implementos e maquinários agrícolas, comércio ilegal e clandestino de produtos agrícolas falsificados e também receptados.
De acordo com o Chefe do 16° departamento de Policia Civil, Dr. Marcos Tadeu, a organização criminosa atuava em diversas regiões não só do Estado de Minas Gerais, mas também em outros estados. A operação visava à efetiva prisão decretada por diversos juízes de várias cidades, onde a quadrilha criminosa atuava. Ainda de acordo com Tadeu, tudo era muito bem organizado, pois tudo que era furtado ou roubado em Paracatu era comercializado no Triângulo Mineiro, e o que era furtado no Triângulo Mineiro, era comercializado no Paraná e outros Estados. A quadrilha também estaria envolvida no tráfico de drogas.
O comandante da Polícia Militar, Tenente Coronel Reinaldo, falou da importância das ações realizadas em conjunto com as policias, que tem dado uma resposta rápida e positiva para a comunidade. Reinaldo ainda falou da importância do apoio da população através do disque Denúncia 181.
De acordo com Denis Passos, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de suma importância o trabalho conjunto das policias, para um melhor resultado no combate ao crime organizado. Não adianta trabalhar isoladamente em nossas áreas, e preciso ações em conjunto para melhor resultados. - Disse Denis Passos.
A investigação que estava em curso a mais de três meses resultou na prisão de 11 pessoas, sendo seis delas, na região de Paracatu, além da apreensão de quatro veículos, uma pistola calibre .380mm, defensivos agrícolas e duas maquinas, sendo uma máquina colheitadeira e outra carregadeira. Além da apreensão de cerca de 170 Kg de maconha e uma caminhonete Hilux, produto de roubo, que já se encontravam com os sinais de identificação adulterados.
A operação, “Perséfone”, alude à deusa grega ligada às plantas e aos agricultores, a qual foi “sequestrada” por Hades, deus do inferno.
Paulo Sérgio/Paracatunews