Sexta, 04 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Sebrae e Votorantim Siderurgia fecham parceria para qualificar pequenas empresas do Noroeste,MG

Evento acontece nesta terça-feira (31) em Paracatu. Programa oferecerá consultoria para desenvolvimento de iniciativas empresariais existentes na região.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Ruy Barata Neto/FSB Comunicações
30/05/2016 às 22h53
Sebrae e Votorantim Siderurgia fecham parceria para qualificar pequenas empresas do Noroeste,MG

O Sebrae, a Votorantim Siderurgia e o Instituto Votorantim selaram um acordo para desenvolver micro e pequenas empresas (MPEs) de Vazante, João Pinheiro e Paracatu, municípios do entorno da unidade Florestal da Votorantim Siderurgia, na região noroeste de Minas Gerais. Trata-se do Programa de Encadeamento Produtivo que, a partir de diagnósticos feitos junto às MPEs, elenca uma série de capacitações e consultorias para desenvolver e fortalecer a competitividade das iniciativas empresariais existentes na região.

Continua após a publicidade

“Os encadeamentos produtivos são relacionamentos cooperativos e de longo prazo, mutuamente atrativos e que visam preparar as MPEs para trabalhar com as grandes e possibilitar a realização de negócios entre elas”, explica o analista do Sebrae, João Paulo Palmieri.

O lançamento do Programa acontecerá no próximo dia 31 de maio, em Paracatu para empresas convidadas, no Hotel Pousada das Palmeiras a partir das 8h30 da manhã.

Continua após a publicidade

“Temos a expectativa de contribuir para o aumento da autonomia de micro e pequenos negócios na região, reduzindo a dependência destes em grandes empresas. Acredito que será muito positivo para o desenvolvimento local”, afirma o gerente geral de Produtos Primários da Votorantim Siderurgia, Francisco de Almeida.

O projeto terá duração de dois anos. A partir da realização de diagnósticos das empresas participantes, será aferido o grau de maturidade das empresas fornecedoras e um o Plano de Trabalho será apresentado que acompanhará a evolução do grupo ao longo do projeto.

As consultorias abrangem temas variados: planejamento estratégico, finanças, marketing e vendas, qualidade, processos, políticas de compras da Votorantim Siderurgia, tributação, administração de conflitos, etc. Prevê iniciativas de inteligência competitiva e acesso a mercados, encontros empresariais e redes de aprendizagem entre os participantes e a Votorantim S.A. Além disso, recebem os fundamentos do Sebraetec, uma ferramenta com soluções de tecnologia e inovação do Sebrae.

A empresa âncora, no caso, a Votorantim Siderurgia, define os padrões a serem trabalhados no Encadeamento Produtivo. Assim, a parceria Sebrae-Votorantim Siderurgia visa desenvolver e aprimorar a competência dos pequenos negócios; impulsionar a competitividade e inovação com aplicação de padrões técnicos e de qualidade previamente definidos.

Nos últimos quatro anos, mais de 1.300 pequenas empresas participaram dos programas de Encadeamento Produtivo do Sebrae, em parceria com gigantes como, entre outros, Fiat, Petrobras, Nestlé, Gerdau, Kinross e Bem Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.