18 de Maio é dia de combate ao abuso e exploração sexual infantil, a Vereadora Marli Ribeiro (PSDB) é autora de vários projetos de lei, já aprovados na câmara municipal, que estipulam medidas de prevenção e combate a este crime.
Semana Municipal de Combate a Violência, ao Abuso e a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente
Entre as proposições de autoria da vereadora Marli Ribeiro está o projeto de lei, que após ser sancionado e se tornar lei, incluiu no calendário oficial de Paracatu a Semana Municipal de Combate a Violência, ao Abuso e a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, a ser comemorado na segunda semana do mês de outubro de cada ano.
Dia da Instrução e prevenção aos alunos do ensino fundamental e médio sobre os cuidados contra a pedofilia na internet
Outra iniciativa da parlamentar dispõe sobre a criação e inclusão no calendário oficial do município de Paracatu do Dia da Instrução e prevenção aos alunos do ensino fundamental e médio sobre os cuidados contra a pedofilia na internet. O objetivo deste projeto que já virou lei é oferecer ferramentas jurídicas para que a secretaria municipal de Educação em parceria com outros órgãos promova todo dia 18 de maio uma série de atividades de conscientização sobre da comunidade escolar sobre o tema. “A educação é a melhor forma de prevenir, por isso, precisamos unir família e escola na luta contra a pedofilia que ainda vitima muitas crianças em nossa cidade”, destacou a vereadora Marli Ribeiro.
Divulgação do Disque 100 em todos os impressos produzidos e distribuídos pela secretaria municipal da educação
Outro Projeto de Lei aprovado e de autoria da vereadora Marli Ribeiro dispõem sobre a Divulgação do Disque 100 em todos os impressos produzidos e distribuídos pela secretaria municipal da educação de Paracatu. A partir da sanção deste projeto todos os impressos da secretaria de educação deverão conter os dizeres “Disque 100 e denuncie casos de abuso e exploração contra criança e adolescente. Sua identidade será mantida em sigilo!”
"Estou preocupada com os casos de violência e de exploração sexual que muitas crianças e adolescente sofrem e ficam sem ser denunciados e apurados. Precisamos conscientizar as pessoas sobre a forma de denunciar estes crimes que é através do disque 100, uma ligação anônima pode salvar uma vida. Na câmara de vereadores tenho trabalhado e apresentado projetos de lei que protegem nossas crianças que zelam pelas nossas famílias. A família é a base de tudo e esta base precisa ser edificada nos valores cristãos,” salientou a vereadora Marli Ribeiro
Além das proposições citadas, todos os anos a Vereadora Marli Ribeiro também realiza o projeto “Criança Brinca, Não é Brinquedo” que leva até as comunidades locais as medidas preventivas e também de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2015, a edição aconteceu no bairro Chapadinha.