A Polícia Civil em Unaí realizou nesta quarta-feira (11) o cumprimento de mandado de prisão do ex-prefeito de Sebastião Barros, município do estado do Piauí. Geraldo Eustáquio Machado, conhecido como “Geraldo Mineiro”, que foi preso em uma fazenda na zona rural do município de Unaí, MG.
O ex-prefeito foi condenado em 2011 pelo TJ-PI e desde maio do ano passado (2015) era considerado foragido da Justiça. O crime teria sido cometido em 2009 e a vítima é uma menina à época tinha 08 anos. As investigações desse crime foram conduzidas pela Polícia Civil do Piauí.
O fato aconteceu em 2009, quando até então prefeito da cidade de Sebastião Barros, juntamente com sua esposa, traziam uma menina de oito anos, juntamente com a mãe, para Teresina, onde a criança faria um tratamento de saúde por conta de uma leucemia. No trajeto, o prefeito teria alegado cansaço, pedido à esposa para assumir o volante do veículo e que a menina sentasse entre o banco do passageiro. Após a viagem, a menina teria contado aos pais, que o prefeito teria a feito acariciar suas partes íntimas. Em sua defesa, o Ex-prefeito alegou que o fato não aconteceu e que foi criado por motivos políticos.
Essa é a segunda ação movida contra o prefeito pelo crime de pedofilia. Os dois processos ações são do ano de 2009 e em ambas ele foi condenado há oito anos em cada. Na primeira ação, a 2ª Câmara Criminal autorizou que ele recorresse em liberdade. Na segunda condenação, a liberdade foi negada.
Geraldo será recambiado nos próximos dias ao Piauí, onde cumprirá pena na Penitenciária Major César.
Por: Paulo Sérgio.