Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Artesãs de Paracatu receberão selo de qualidade da gestão

Elas concluíram as três fases de processo de certificação executado pelo Centro CAPE, por meio do Instituto de Qualidade Sustentável. Selo garante mais credibilidade aos micro e pequenos negócios

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Denise Meneses
09/05/2016 às 18h39
Artesãs de Paracatu receberão selo de qualidade da gestão

Três artesãs de Paracatu – Nádia Batista Valadares, Neusa Imaculada de Faria Pereira e Maria José de Campos Lessa – recebem, no próximo dia 10 de maio, em cerimônia realizada na Fundação Casa de Cultura, na Rua do Ávila, às 9 horas, a certificação final do Projeto de Fortalecimento da Indústria de Base Artesanal. O projeto, realizado pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE), por meio do Instituto de Qualidade Sustentável (IQS), com o apoio do SESI, monitora, avalia e certifica a gestão de micro e pequenos empreendimentos.

Continua após a publicidade

O processo, baseado na Norma NIQS:001/2014 - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - Empresa do Setor de Base Artesanal, com duração média de 18 meses, é dividido em três fases, que envolvem a descrição das etapas da cadeia produtiva do negócio, a organização do espaço de trabalho (oficina), a implementação de controles, a avaliação constante da qualidade das peças produzidas e da satisfação do cliente. A certificação se processa de forma evolutiva, sendo que em cada fase é exigido um conjunto de requisitos com identidade diferente.

A avaliação promovida pelo processo de certificação se sustenta em três pilares: econômico (o negócio precisa gerar lucro para ser sustentável); ambiental (não pode causar impacto ao meio ambiente) e social (não emprega mão-de- obra infantil, contribui com o desenvolvimento social da sua comunidade e gera trabalho e renda). A participação no projeto é gratuita.

Continua após a publicidade

Sobre o Centro CAPE

O Centro CAPE, com sede em Belo Horizonte, é uma organização sem fins lucrativos que visa dar suporte ao micro e pequeno empreendedor. Fundado, em 1991, como um departamento da Central Mãos de Minas, a maior central de artesãos do país, em 1994, tornou-se uma instituição independente. Os projetos desenvolvidos pelo Centro CAPE abrangem as áreas de educação empreendedora, de treinamento e capacitação de empreendedores e profissionais das mais diversas áreas, por meio da metodologia Competência Econômica baseada na Formação de Empreendedores (CEFE), da qual é o difusor no Brasil.

O instituto mantém um espaço específico para o apoio e fomento à economia criativa, onde realiza workshops exposições, oficinas, feiras, apresentações musicais e outros eventos, além de oferecer escritório compartilhado com infraestrutura completa, direcionado a estudantes, profissionais liberais e aos empreendedores iniciantes, entre outros públicos. Por meio do Portal Centro CAPE Online, oferece cursos a distância na área de educação empreendedora, além dos treinamentos presenciais realizados em sua sede.

Especificamente, no apoio ao empreendedor do segmento artesanal, mantém um departamento de exportação, que presta consultoria ao artesão em todas as etapas do processo. A instituição tem ainda um setor de eventos, responsável pela organização de um dos maiores e mais tradicionais eventos de arte popular da América Latina, a Feira Nacional de Artesanato, realizada em Belo Horizonte, anualmente, e que reúne o trabalho de artesãos de todo o país, há quase três décadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.