Sexta, 04 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Ex-vereador critica a proibição da circulação dos Tri táxi em Paracatu

O Tri táxi e um serviço diferenciado, que atende a população em horários e locais que os ônibus não atendem, além de ser um educador de velocidade no trânsito. Disse Gaspar Chaveiro.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Paulo Sérgio/Paracatunews
22/03/2016 às 12h03
Ex-vereador critica a proibição da circulação dos Tri táxi em Paracatu

O ex-vereador Gaspar Chaveiro fez uso da tribuna na Câmara Municipal, em mais uma reunião do legislativo, que aconteceu ontem (21) em Paracatu.

Continua após a publicidade

Gaspar Chaveiro em uso da tribuna criticou a decisão do Secretário Municipal de Transportes, Paulo Antônio Pereira, por proibir o serviço de transporte de passageiros, o Chamado Tri-táxi na cidade. Dez pais de família, que estavam vivendo deste transporte na cidade, estão desempregados e com dívidas, após terem comprado o veículo para trabalhar e não estão tendo como arcar com as prestações destes veículos. 

De acordo com Gaspar Chaveiro, o Tri-táxi e um serviço diferenciado, que atende a população em horários e locais que os ônibus não atendem, além de ser um educador de velocidade no trânsito, por ter a sua velocidade bem menor do que os outros veículos. Isso sem falar da segurança do Tri-taxi, pois desde que começou o serviço de Tri-táxi na cidade, nenhum acidente foi registrado. - Disse Gaspar.

Continua após a publicidade

Gaspar, ainda criticou o pedido do Secretário Municipal de transportes, para que a Polícia Militar não permitisse a circulação dos Tri-táxi na cidade, sujeitos a multas e apreensão dos veículos. Segundo Gaspar, o projeto de lei que foi aprovada na Câmara Municipal, para regulamentação dos mototaxistas está irregular, ou seja, não é só o Tri-táxi que não pode circular na cidade, mas também os mototaxistas não podem. - Disse Gaspar.  

Ainda Segundo Gaspar, se este projeto de lei dos mototaxistas passar a valer, muitos mototaxistas não vão poder trabalhar, já que é regulamentado um mototaxista para cada duas mil pessoas. O que seria feito com os outros mototaxistas; Isso geraria muito desemprego na cidade. O projeto de lei precisa ser revisto também. -  afirmou Gaspar.

Gaspar ainda pediu que os vereadores aprovassem um projeto de lei que regulamente o serviço de Tri-táxi na cidade.

A proibição da circulação do serviço de transporte Tri-táxi aconteceu após a publicação de uma nota, no dia 26 de agosto 2015, pelo Secretário Municipal de Transporte. Leia Mais: Nota do Secretário Municipal de Transportes  

O Tuk-tuk ou Tri-táxi, é um meio de transporte muito utilizado em alguns países populosos, como Índia e Tailândia. Este meio de transporte nestes países é visto como um meio de desafogar o trânsito e proporcionar mais agilidade nos transporte de passageiros. No Brasil, este tipo de transporte é utilizado em Bares e restaurantes, para o transporte de clientes e em algumas cidades, para o turismo.

No Brasil, ainda não há uma lei especifica em âmbito nacional, para a prestação de serviços de transporte remunerado de passageiros em veículos de três rodas. Como já existe para o Moto-táxi.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.