Uma verdadeira guerra do ouro parece que estourou na cidade de Paracatu nos últimos dias, dezenas de garimpeiros estão desafiando a lei e tentando invadir área de uma mineradora, para praticar o garimpo ilegal.
Na madrugada desta terça-feira (19) os militares foram acionados para conter cerca de 80 garimpeiros que estavam querendo entrar na área de rejeitos da mineradora, para praticarem o garimpo ilegal. Segundo as informações, o grupo utilizava bombas e rojões para intimidar os vigilantes e os policiais militares.
Para conter o grupo, os militares jogaram uma bomba de efeito moral, onde conseguiram dispersar o grupo. Um homem de 27 anos foi detido e conduzido á delegacia. A polícia civil está investigado para identificar localizar e prender os suspeitos. Niguém ficou ferido.
Ainda segundo informações, cadeados que ficam em um portão que da acesso a área de rejeitos da mineradora, foram quebrados pelos garimpeiros, além de postes de iluminação que também foram danificados.
No dia 9 de janeiro, um garimpeiro de 37 anos foi morto e seu filho de 14 anos ficou ferido, na área de rejeitos da mineradora, após um desentendimento entre o grupo.
O garimpo em toda cidade de Paracatu é ilegal e principalmente na área da mineradora é proibido, mas mesmo assim, muitos se arriscam retirando dos rejeitos químicos, algumas gramas de ouro.
A mineradora se manifestou pelo ocorrido por meio da seguinte nota.
Sobre o incidente ocorrido ontem, 18 de janeiro, a Kinross informa que um grupo de pessoas invadiu sua propriedade nas proximidades da barragem de contenção de efluentes industriais. Os invasores fizeram disparos de arma de fogo, utilizaram pedras e danificaram postes refletores da área para intimidar empregados da empresa e a equipe de segurança que estava no local.
Em função da ameaça, a Polícia Militar foi acionada e um dos invasores foi preso em flagrante delito. A Kinross lamenta o crescente índice de criminalidade e reitera que está contribuindo com as autoridades no processo de investigação das ações criminosas. Nos últimos meses uma série de invasões, furtos e roubos a mão armada têm aumentado a preocupação da empresa com o tema da segurança pública.
A empresa continua investindo em ações de melhoria e trabalhando com as autoridades de segurança pública para reforçar a segurança dos seus empregados e das suas instalações.
Paulo Sérgio/Paracatunews