De acordo com a opinião popular o Vereador Oswaldinho da Capoeira é eleito o mais atuante da Câmara Legislativa de Paracatu, recebendo assim a Medalha de Ouro do Instituto Tiradentes.
A entrega da medalha foi feita em sessão solene, no auditório do CEFET no dia 29 de outubro de 2015 em Belo Horizonte, onde foram homenageados: Secretários de Estado, Prefeitos e Vereadores de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Várias lideranças políticas de todo o estado participaram do seminário, que além de premiar os destaques, é mais uma fonte de aprendizado e conhecimento para os políticos e agentes públicos de todo o País.
Já em reunião Ordinária na Câmara de Paracatu, Oswaldinho da Capoeira fez uso da Tribuna e lotou a Casa Legislativa com seus amigos, alunos, familiares e companheiros políticos, algo nunca visto na atual legislatura.
Na ocasião, Oswaldinho ficou emocionado com o carinho e palavras de incentivo e reconhecimento de seus colegas Vereadores, Oswaldinho disse: "Eu não tenho como agradecer em vida o carinho e apoio de vocês, esta Medalha é de todos nós... Para muitos isso pode ser só um momento, mas pra mim e pra quem acompanha a minha carreira é uma vitória e um mérito muito grande, pois nesse momento, Deus marca a minha carreira, marca minha vida na política.” finalizou o Vereador.
Ainda emocionado, o vereador lembrou-se de seu Pai, o saudoso Chico Banha, e disse que durante todo o dia sentiu a presença dele ao seu lado; disse ainda ter a certeza que ele sente muito orgulho do trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da comunidade paracatuense.
O grande público presente se emocionou junto ao vereador e o aplaudiu muito, quebrando todo o regulamento da Câmara Municipal que proíbe manifestações.
De acordo com o Vereador a medalha de Ouro que recebeu por ser o “vereador mais atuante” irá passar por cada projeto que desenvolve na cidade, por cada aluno. O primeiro aluno a receber a medalha foi o senhor José Vaz, de 96 anos de idade, morador do bairro Paracatuzinho e que faz aula de ginástica na quadra do Chapadinha, que tem como professor o vereador Oswaldinho da Capoeira.
O vereador está sempre cobrando ações da Prefeitura Municipal e não foi diferente, ao lembrar que a quadra onde seu aluno de 96 anos pratica exercícios não é coberta. “Não sou apenas eu cobrando. É a população solicitando, pois faça sol ou chuva estamos lá na quadra”.
Vários parlamentares fizeram questão de reconhecer o trabalho social de grande valia para o município de Paracatu.