Aconteceu na tarde de ontem (17) na Câmara Municipal de Paracatu, uma audiência pública sobre pedofilia em Paracatu, MG. O pedido de audiência foi feito pela vereadora Marli Ribeiro (PTB), na Comissão de Administração, Serviços Públicos e Cidadania da Câmara Municipal.
Participaram do debate o delegado regional Dr. Edson Morais, a promotora de justiça Dra. Mariana Duarte Leão, Dr. Nilo dos Guimarães Alvim- promotor de justiça; Dione Soares –presidente do Conselho Tutelar e Renato Barbosa Ferreira Júnior- Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Paracatu.
Nesta audiência as autoridades presentes relataram a realidade de Paracatu quanto ao número de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a apuração dos casos, medidas preventivas e acompanhamento das vítimas. Ainda foi relatado que nos últimos quatro anos foram registrados em Paracatu cerca de 110 casos de abuso sexual contra crianças e que 90% dos casos cometidos por familiares das vítimas.
Medidas Preventivas
Foram sugeridas medidas de fortalecimento de campanhas preventivas, divulgação dos meios de denúncia e melhor atendimento às vítimas de abuso. A vereadora Marli Ribeiro ressaltou que debates como esse são importantes para o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente de Paracatu.
“Eu apresentei o requerimento solicitando a realização dessa audiência porque não podemos fechar os olhos para este problema que está invadindo os lares e destruindo famílias e marcando vidas com cicatrizes difíceis de serem curadas. Como terapeuta eu atendo muitos casos de crianças e adolescentes que são vítimas de abuso sexual, atendo educadores que não sabem como lidar com o assunto. Por isso, precisamos debater o assunto, buscar solução para os problemas e nos envolver nesta causa. Órgãos como a polícia, o conselho tutelar, o Ministério Público, conselho da criança e do adolescente, CREAS e CRAS trabalham muito para combater este mal e nós precisamos nos unir e ajudar essas instituições porque o silêncio tem mutilado nossas crianças. Precisamos incentivar as denúncias e cuidar com muito carinho das vítimas desse crime.” Afirmou a vereadora Marli Ribeiro.
Todas as demandas apresentada pelas autoridades e órgãos participantes da audiência foram transformados em requerimentos que já foram protocolados na câmara municipal pela vereadora Marli Ribeiro.
Paulo Sérgio/Paracatunews
Colaborou: Lilian Derkiê/Ass:Vereadora Marli Ribeiro