Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Paracatu registrou nos últimos quatro anos cerca de 110 casos de abuso sexual contra crianças

Os números foram divulgados nesta terça-feira (17), durante uma audiência pública sobre pedofilia na Câmara Municipal de Paracatu,MG.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Fotos: Lílian Derkiê /Ass:Vereadora Marli Ribeiro
18/11/2015 às 08h25
Paracatu registrou nos últimos quatro anos cerca de 110 casos de abuso sexual contra crianças

Aconteceu na tarde de ontem (17) na Câmara Municipal de Paracatu, uma audiência pública sobre pedofilia em Paracatu, MG. O pedido de audiência foi feito pela vereadora Marli Ribeiro (PTB), na Comissão de Administração, Serviços Públicos e Cidadania da Câmara Municipal.

Continua após a publicidade

Participaram do debate o delegado regional Dr. Edson Morais, a promotora de justiça Dra. Mariana Duarte Leão, Dr. Nilo dos Guimarães Alvim- promotor de justiça; Dione Soares –presidente do Conselho Tutelar e Renato Barbosa Ferreira Júnior- Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Paracatu.

Nesta audiência as autoridades presentes relataram a realidade de Paracatu quanto ao número de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a apuração dos casos, medidas preventivas e acompanhamento das vítimas. Ainda foi relatado que nos últimos quatro anos foram registrados em Paracatu cerca de 110 casos de abuso sexual contra crianças e que 90% dos casos cometidos por familiares das vítimas.

Continua após a publicidade

Medidas Preventivas

Foram sugeridas medidas de fortalecimento de campanhas preventivas, divulgação dos meios de denúncia e melhor atendimento às vítimas de abuso.   A vereadora Marli Ribeiro ressaltou que debates como esse são importantes para o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente de Paracatu.

“Eu apresentei o requerimento solicitando a realização dessa audiência porque não podemos fechar os olhos para este problema que está invadindo os lares e destruindo famílias e marcando vidas com cicatrizes difíceis de serem curadas. Como terapeuta eu atendo muitos casos de crianças e adolescentes que são vítimas de abuso sexual, atendo educadores que não sabem como lidar com o assunto. Por isso, precisamos debater o assunto, buscar solução para os problemas e nos envolver nesta causa. Órgãos como a polícia, o conselho tutelar, o Ministério Público, conselho da criança e do adolescente, CREAS e CRAS trabalham muito para combater este mal e nós precisamos nos unir e ajudar essas instituições porque o silêncio tem mutilado nossas crianças. Precisamos incentivar as denúncias e cuidar com muito carinho das vítimas desse crime.” Afirmou a vereadora Marli Ribeiro.

Todas as demandas apresentada pelas autoridades e órgãos participantes da audiência foram transformados em requerimentos que já foram protocolados na câmara municipal pela vereadora Marli Ribeiro. 

 

Paulo Sérgio/Paracatunews

Colaborou: Lilian Derkiê/Ass:Vereadora Marli Ribeiro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.