Aconteceu nesta quarta-feira (11) no Rotary Clube de Paracatu, uma palestra ministrada pelo Subcomandante do 45°BPM de Paracatu, Major Jeferson. Objetivo da palestra é de aproximar a Polícia Militar da população, resultando em melhores ações e resultados positivos na redução da criminalidade no municipio.
O major da PM recém chegado em Paracatu, mostrou a grande preocupação da Polícia Militar com os altos indices de violência no municipio, desde o ano de 2013. De acordo com o Major, na medida que a PM percebe que está tendo um aumento de criminalidade, também é aumentado as intesificações, mas ainda é preciso o apoio e parceria da população.
Em Paracatu os roubos e assaltos tiveram um grande aumento durante os respectivos anos no municipio. Segundo o Major, em 2010 foram registrados 94 roubos , tendo um aumento em 2011,para 222 roubos. Já no ano de 2012, os numeros subiram para 434, alavancando em 2013 para 487, tendo uma pequena redução no ano de 2014, para 448 roubos e assaltos. Já em 2015, este numero deve ser ainda maior, de acordo com o Major Jeferson.
Segundo o Major, os roubos de aparelhos celulares teve um grande aumento em Paracatu, devido a distração das vítimas, que facilitam a ação dos criminosos.No municipio, a PM implantou um registro de IMEI dos aparelhos celulares, com o objetivo de reduzir estes tipos ocorrências. O major ainda reforçou que por meio deste registro, facilita a localização do aparelho roubado e a possivel prisão do criminoso. Com o numero de IMEI do aparelho, a vítima támbem pode pedir o bloqueio do celular junto a operadora , que deixa o aparelho inutilizável para o criminoso e para quem compra estes aparelhos roubados.Para descobrir o IMEI, a pessoa deve digitar no aparelho *#06#, anotar e guardar em este numero em um local seguro.
Ainda deacordo com o Major, em Paracatu se perecebe um grande aumento de roubos á fazendas, onde um dos focos dos criminosos é o roubo de defensivos agricolas. “O criminoso rouba, por que tem alguém que compra estes produtos, ou seja, o criminoso já tem o receptador certo para estes produtos”. - Disse o Major.
O major ainda ressaltou que só a Polícia Militar não consegue reduzir a criminalidade no municipio, se não houver uma maior participação da população. O disque denúncia recebe em media de 4 a 5 denúncias por mês, de Paracatu, um numero muito baixo de denúncias para uma cidade que se tem um numero grande de crimes acontecendo.É preciso que a população abrace os trabalhos da PM, para que esta minoria de criminosos que estão a solta, sejam presos; e isso pode ser feito por qualquer cidadão por meio do Disque Denúncia 181,que não precisa se identificar, sendo feito no anônimato. - Afirma o Major Jeferson.
Jeferson também ressaltou que é preciso um ampliamento do presídio de Paracatu e APAC, que hoje estão com a capacidade de presos acima do suportado. Támbem é preciso maiores cuidados e devidas manutenções com as áreas de lazer no municipio, bem como as Praças públicas; pois se a população não utilizam estes locais por falta de cuidados, reformas e manutenções, estes locais de lazer servirão para juntar criminosos. - Finalizou o Major.