Após a queda do jato executivo do Bradesco que matou quatro pessoas, na noite de terça-feira (10), em uma fazenda na cidade de Guarda-Mor,MG. Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), chegaram por volta de 8h desta quarta-feira (11), em Guarda-Mor.
Os militares irão recolher peças da aeronave, bem como, documentos das vítimas, imagens e depoimentos de testemunhas. Não há prazo para conclusão dos trabalhos de apuração, segundo informou o orgão, em nota. Também serão levantados dados sobre a meteorologia da rota, o plano de voo da aeronave e a imagem radar do deslocamento.
O National Transportation Safety Board (NTSB), orgão de segurança aérea do governo dos Estados Unidos foi comunicado, pois o jato foi fabricado naquele país. A notificação é exigida pela legislação internacional sobre a aviação civil.
(A aeronave caiu em uma fazenda do distrito de Santo Antônio do Rio Verde, município de Catalão, em Goiás e que faz divisa com a cidade de Guarda-Mor,MG.
Segundo a assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave modelo Citation VII, seguia abordo com apenas quatro passageiros quando sofreu a .
Ainda segundo a FAB, aeronave modelo Citation VII decolou do aeroporto de Brasília às 18h39 com destino a São Paulo, mas desapareceu do controle de tráfego às 19h04.
Morreram no acidente Marco Antonio Rossi, presidente do Grupo Bradesco Seguros, juntamente com o vice-presidente do Bradesco; Lúcio Flávio Condurú de Oliveira, presidente da Bradesco Vida e Previdência, além de Ivan Morenilla Vallim, comandante da aeronave, e Francisco Henrique Tofoli Pinto, o copiloto.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Catalão-GO, os corpos estão irreconhecíveis e aeronave ficou completamente destruída.
Moradores de fazendas próximas ao local do acidente, afirmaram que ouviram um forte barulho e uma tira de fogo no ar. No local, tem pedaços da aeronave espalhados por todo o lado.
Nota da FAB:
A Força Aérea Brasileira informa que a aeronave modelo Citation VII, de matrícula PT-WQH decolou às 18h39 do aeroporto de Brasília com destino a São Paulo e desapareceu dos radares do controle de tráfego às 19h04.
Segundo a polícia da cidade de Guarda-Mor, o choque da aeronave com o solo foi tão violento que não houve condições de identificar os corpos, que ficaram carbonizados. O piloto tinha 63 anos, sendo que 33 deles, dedicados ao Bradesco. Ivan era experiente e acumulava mais de 10 mil horas de voo. Já o copiloto, de 32 anos, era contratado de uma empresa terceirizada. Ainda não se sabe se o jato Cessna explodiu no ar ou no contato com o solo.
O Bradesco emitiu um nota sobre o acidente
"Com profundo pesar, a Organização Bradesco comunica o falecimento, em razão de acidente aéreo no início da noite de ontem, dos nossos colegas e amigos Marco Antônio Rossi, presidente da Bradesco Seguros e vice-presidente do Bradesco, Lúcio Flávio Condurú de Oliveira, presidente da Bradesco Vida e Previdência, Ivan Morenilla Vallim, comandante da aeronave, e Francisco Henrique Tofoli Pinto, copiloto.
Reconhecidos pelo talento, competência e entusiasmo no trabalho, fraternal convivência com suas equipes e plena dedicação às suas famílias, eles cumpriram carreiras brilhantes.
Os desaparecimentos prematuros interrompem tragicamente trajetórias profissionais marcadas por vitórias e conquistas, exemplares para todos os que com eles conviveram e que serão referência para as nossas novas gerações.
Aos amigos, colegas, colaboradores e, de modo especial, às famílias que sofreram perdas tão duras e repentinas, a Organização Bradesco expressa, comovida, nossas sinceras condolências."