Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Jovens de Paracatu se capacitam para o mercado de trabalho

Programa de Aprendiz da Votorantim Metais, em parceria com o SENAI, contribui para a formação de profissionais da região

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Foto:Arquivo Votorantim Metais
30/10/2015 às 21h46
Jovens de Paracatu se capacitam para o mercado de trabalho

A Unidade Morro Agudo da Votorantim Metais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Paracatu, oferece para os estudantes do município uma oportunidade de dar seus primeiros passos em direção ao mercado de trabalho. O Programa de Aprendizes da empresa capacita jovens entre 16 e 24 anos, matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental ou que estejam cursando o Ensino Médio no curso de Aprendizagem Industrial em Instalação Elétrica. A iniciativa atende às exigências da Lei de Aprendizagem e visa qualificar a formação profissional de adolescentes, gerando mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. 

Continua após a publicidade

Durante dez meses, cerca de 20 alunos participam de aulas teóricas e práticas, por meio de simulação no ambiente escolar. O processo seletivo para o Programa acontece por duas vezes ao ano de maneira unificada, ou seja, em uma única data em todo o Estado de Minas Gerais. A prova de seleção contempla as disciplinas de português e matemática, niveladas ao 9º ano do Ensino Fundamental. Depois de passar pelo teste, a empresa seleciona os aprendizes que farão parte de sua equipe: geralmente os que alcançam primeiras classificações. Aqueles que se destacam durante a capacitação são convidados a fazerem um estágio na Unidade durante seis meses. 

De acordo com Solange, pedagoga do SENAI de Paracatu, a iniciativa visa capacitar jovens para a entrada no mercado de trabalho com conhecimentos e práticas que os permitam realizar a função de auxiliar em instalação elétrica industrial no nível básico. “Todo conteúdo desenvolvido neste e nos outros cursos do SENAI são pensados de acordo com a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), respeitando o que o próprio código propõe para a formação do profissional, permitindo a absorção desses jovens pelas empresas”, afirma. Para os candidatos ao curso em 2016, as inscrições já foram realizadas e as provas acontecerão em 31 de outubro, às 9h nas unidades do SENAI. Está prevista a participação de 90 alunos. A próxima seleção ocorre no primeiro semestre do ano que vem. 

Continua após a publicidade

O Programa de Aprendizes da Votorantim Metais contribui para o desenvolvimento da região por meio da qualificação profissional de jovens para o mercado de trabalho. 

Oportunidade de crescimento

“Tentei por duas vezes a prova de seleção do curso de Aprendizagem Industrial em Instalação Elétrica. Não consegui de primeira, mas estudei, me dediquei bastante e passei”. Foi com essa determinação que Romário Monteiro conquistou a vaga no Programa de Aprendiz da Votorantim Metais em 2013, aos 18 anos. O paracatuense concluiu o curso e foi selecionado para estagiar na Unidade Morro Agudo. “Não foi fácil, tive que correr atrás”, comenta. Um dos maiores destaques de sua turma, o jovem foi contratado em agosto deste ano como mantenedor no setor elétrico da empresa. “O curso me ajudou muito e me deu uma profissão”, ressalta. Hoje, com 21 anos, Romário recomenda o projeto para todos os seus amigos. “Muitos amigos me viram como um bom exemplo e entraram no curso”, finaliza.

Lei de Aprendizagem

A Lei de Aprendizagem, nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, cujas funções demandem formação profissional. No âmbito da Lei, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.

 

Fonte: Gustavo Monteiro/IdeiaCom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.