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Agência Móvel da Copasa chega a Paracatu para alcançar beneficiários da tarifa social

Unidade itinerante da Copasa vai realizar atendimentos de 18 a 20 de junho

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio
17/06/2024 às 18h25 Atualizada em 18/06/2024 às 12h19
Agência Móvel da Copasa chega a Paracatu para alcançar beneficiários da tarifa social
Divulgação / Assessoria Copasa

Os clientes da Copasa, em Paracatu, que têm direito à tarifa social devem ficar atentos. Isso porque, entre 18 e 20 de junho, das 9h às 17h, a Agência Móvel da Companhia vai estacionar em frente aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade. O objetivo é dar continuidade aos esforços para incentivar esse público-alvo a atualizar seu cadastro, a fim de manter o benefício que concede até 50% de desconto nas contas de água e esgoto. 

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Nesta terça-feira (18/06), a unidade estará no Cras Novo Horizonte, localizado na rua Amélia Gotlib Leite, nº 411, bairro Novo Horizonte. Já na quarta-feira (19/06), a Agência Móvel vai para o Cras Céu das Artes, que fica na George Araújo Caldas, em frente à praça do bairro Bom Pastor. No último dia, quinta-feira (20/06), o veículo estaciona no Cras Bela Vista, situado na rua Tenente Olímpio Gonzaga, nº 550, bairro Bela Vista.

Têm direito à tarifa social famílias inscritas no CadÚnico que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residam em imóvel residencial. Atualmente, na “Terra do Ouro”, como é popularmente chamada, 4.237 famílias são contempladas com o benefício, no entanto, 1.412 delas ainda não atualizaram seus cadastros, uma situação que pode levar à perda dos mesmos.

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Fernando Corrêa, supervisor de Desenvolvimento Sustentável da Copasa, explicou o caso. “É necessário informar quando há mortes ou nascimentos no núcleo familiar, mudanças de endereços, alterações de renda etc. A desatualização desses dados implica automaticamente na perda do benefício”, disse.

Atualização e requisição

O primeiro passo que o beneficiário deve seguir é procurar o Cras mais próximo do seu endereço para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e assim obter o documento chamado “Folha Resumo”.

Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “Folha Resumo”, apresentar o CPF, o comprovante de endereço em nome do beneficiário e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa.

Depois disso é só aguardar a análise da documentação. Estando tudo certo, no caso de requerimento o benefício do desconto já será concedido na próxima conta e, no caso de atualização, os descontos serão mantidos.

Descontos

O benefício da tarifa social da Copasa está em conformidade com a Resolução Normativa n° 150, da Agência Reguladora de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). A redução no valor da conta é calculada de acordo com o consumo de cada família, ou seja, quanto menor for o consumo de água do imóvel, maior será o desconto, sendo limitado até 20 m³ (20 mil litros).

Campanha de conscientização

No ano de 2024, em todo o estado, foram incluídos 114,3 mil novos beneficiários e aproximadamente 288 mil poderão perder o benefício por falta de atualização no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses clientes têm até 25 de junho para efetuar a atualização.

A Copasa disponibilizou uma série de ações com foco em alcançar 1,5 milhão famílias em todo o Estado que podem ser beneficiadas pela tarifa social, ou seja, receber até 50% de desconto nas faturas de água e esgoto. Atualmente, a Companhia possui 789,4 mil famílias cadastradas, mas a intenção é duplicar esse número e conceder condições especiais a famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde a Copasa detém concessão.

Para informar a população, além de comunicados de alerta nas faturas, a Copasa está enviando SMS para os clientes que perderam ou estão prestes a perder o benefício. A Companhia também enviou a todo o Estado material informativo via mala-direta. Outra frente em que a Copasa está atuando é em parceria com as secretarias socias das prefeituras. As equipes de desenvolvimento sustentável, relacionamento com o cliente e comercial da Copasa estão em contato direto com os CRAS para orientar os funcionários sobre a importância de identificar os potenciais clientes que procuram os centros nas cidades.

 Os agentes de saúde dos municípios, que também desenvolvem um trabalho de proximidade junto a milhares de famílias inscritas no CadÚnico, também estão sendo preparados para repassarem as informações da tarifa social e o passo a passo para cadastrar e receber o benefício.

Responsabilidade Social

O benefício é uma das ações de responsabilidade social da Companhia, e está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco principal no ODS 6, que trata da disponibilização de água potável e de esgotamento sanitário.

 

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