A Bayer está comemorando 25 anos de atuação em Paracatu (MG), um importante polo agrícola na divisa com o estado de Goiás. A unidade, construída em 1999 com foco na produção comercial de sementes de milho, responde por cerca de 35% da produção de milho da companhia no Brasil, o equivalente a 30 mil toneladas de sementes ao ano. “A localização é estratégica pelo ambiente altamente favorável, graças à maior disponibilidade de terras irrigadas da América Latina, alta incidência solar e clima seco, o que otimiza a produtividade da área plantada”, explica Vinicius Souza, Líder da Bayer em Paracatu.
Atualmente, a Bayer é a empresa com a segunda maior operação na região, empregando cerca de 600 pessoas por ano – incluindo contratações temporárias durante o período de safra – e impactando mais de 60 mil pessoas anualmente a partir da realização e do apoio a 25 projetos sociais e comunitários. “Uma ação de destaque é a Corrida de Rua Solidária, que, desde o seu lançamento, em 2017, já contou com 800 participantes e arrecadou mais de 2.000 kg de alimentos, destinados às ONGs Lar São Vicente de Paulo, Lar dos Pequeninos e Comunidade Vicentinos. Sua quinta edição acontece em junho, para toda a comunidade”, conta Vinicius.
Outro projeto importante é o Leitura no Campo, que desde 2019 já beneficiou mais de 300 crianças. A iniciativa possibilitou a reforma da biblioteca da Escola Estadual Julia Camargos e a doação de 1.200 livros para a unidade. Já a Gincana Solidária, que existe desde 2012, arrecadou mais de 9 mil brinquedos, destinados a 15 instituições, incluindo escolas, creches e comunidades.
A empresa também valoriza a sustentabilidade e está comprometida a contribuir para a neutralidade de carbono a partir da compra de energia renovável, compensando integralmente as emissões geradas e garantindo um balanço da sua pegada de carbono. Em 2023, a unidade já adquiriu 15.602 certificados I-REC (International REC Standard), um selo internacional que comprova a compra de energia limpa e renovável, além de garantir a contabilização confiável da emissão de CO2. Cada 1 megawatt/hora (MWh) de energia renovável consumida equivale a 1 REC. Logo, isso representa 15.602 MWh de eletricidade gerada a partir de fontes de energia renováveis – um total que corresponderia ao consumo de energia elétrica de mais de 22.350 brasileiros, considerando dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2022, que indicam a média anual per capita de 698 KWh de consumo.
Essa ação está em linha com o compromisso da Bayer de se tornar neutra em carbono e a neutralizar seu impacto climático até 2030 —até o final de 2029, a companhia reduzirá as emissões de CO2 em suas próprias operações comerciais em 42%.
“A compra de energia renovável desempenha um papel importante na transição para um sistema de energia mais limpo e sustentável, ajudando a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Com esta ação, a unidade impulsiona a economia verde”, explica Vinicius.
Tecnologia que impulsiona a inovação
Ao longo desses 25 anos, a Bayer também revolucionou a indústria com a implementação de tecnologias de ponta que, até então, não existiam nas plantas de produção de semente de milho. A Bayer em Paracatu foi, por exemplo, a primeira unidade da empresa no Brasil a contar com paletização robotizada, um processo automatizado no qual robôs industriais são utilizados para empilhar e organizar produtos em paletes para armazenamento e transporte. “Isso elevou a eficiência e a segurança a um novo patamar, permitindo um processo de produção mais ágil e preciso, e aumentando a qualidade do produto final”, comenta o líder da unidade.
Além de investir em automação, a Bayer aposta na integração do seu ambiente industrial, com análise de dados em grande escala e a implementação de iniciativas de melhoria contínua. “A unidade tem passado por uma série de avanços com foco em desenvolvimento tecnológico e em soluções cada vez mais sustentáveis. Nos últimos cinco anos, recebeu mais de R$ 133,5 milhões em investimentos, incluindo R$ 94 milhões com foco na expansão da unidade. Em Paracatu, a Bayer celebra não apenas 25 anos de história, mas também um futuro promissor, de compromisso com a inovação e a comunidade”, conclui Vinicius.