Aconteceu nesta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Paracatu, uma audiência pública extraordinária, para discutir sobre a prestação de serviços de telefonia celular da operado Vivo no município de Paracatu.
O pedido de audiência pública partiu de requerimento dos Vereadores Greik de Oliveira e João Macedo, após uma serie de falhas e problemas, relacionados com a prestação de serviço de telefonia da operadora Vivo, na cidade.
A audiência pública contou com a participação do Promotor de Defesa do Consumidor, Dr.Paulo Campos, do consultor regional de relações institucionais da vivo, Ricardo Mascarenhas, Vereadores e População.
O representante da vivo, Ricardo Mascarenhas, apresentou planos desenvolvidos pela operadora vivo em todo o Brasil e em questão, na cidade de Paracatu. Ricardo por sua vez, afirmou que a vivo em Paracatu teria cerca dez torres instaladas, no município. Segundo Ricardo, o numero de torres da vivo na cidade, seria bem maiores do que as outras operadoras que também prestam serviços de telefonia no município.
Ainda segundo Ricardo, devido às leis, a operadora não poderia instalar as torres de telefonia em qualquer lugar. Um grande problema que a operadora estaria enfrentando, seria com os atos de vandalismo que as torres estaria sofrendo no município. Antes da audiência pública, a Vivo já teria um projeto de melhorias dos serviços de telefonia em Paracatu. - Disse Ricardo
A operadora por ser pioneira no município, tem que manter a qualidade dos seus serviços para os usuários e realizar investimentos. - Disse Dr. Paulo Campos
Se Não tem como ampliar, ou melhorar o atendimento dos serviços para os usuários, sugiro a ao MPF, a suspenção de vendas da vivo em Paracatu, para então, garantir que os usuários já existentes, sejam atendidos. Se a Vivo não pode instalar mais torres, como pode continuar vendendo mais planos em Paracatu. - Disse o vereador João Macedo
O presidente da comissão,Hamilton Batista, falou da dificuldade de falar com representantes da operadora Vivo. A comissão há mais de dois meses, tentava um contato com um responsável pela vivo, e só conseguiu através da assessoria da operadora em São Paulo. - disse Professor Hamilton
O povo externou a indignação da má qualidade na prestação de serviços da vivo em Paracatu.
A prestação de serviço da vivo é horrível, ninguém consegue falar nada. O atendimento da Vivo não esta sendo prestado, como deveria. A população está pagando e que solução. – disse Robson Carvalho
A operadora tem feito Cobranças de internet indevida, mesmo o cliente não usando a internet do celular, já tive que procurara a Anatel para tentar resolver o problema. O atendimento da Vivo é precário, - Disse Elton Dornelas
A vereadora Heloisa Cunha, falou do desrespeito com os usuários e que a operadora deveria parar de vender os chips, pois se vende e não tem condições de atender a população, tem que parar de vender. Já fiquei quatro horas tentando resolver um problema com a Vivo. A operadora tem que resolver estes problemas, pois mesmo com os serviços interrompidos, continuamos a pagar a conta, isso é abusivo. - Afirmou Eloisa Cunha
Antigamente na zona rural tínhamos o sinal TDMA, e após a mudança, a Vivo não consegue mais nos atender. Mas, outra operadora de Patos de Minas, consegue fornecer o sinal para nós. A falta de sinal atinge também a rodovia, meu carro estragou e não consegui falar com a concessionária da BR-040, por falta de sinal de telefone. - Disse José Carvalho
Na comunidade do Morro Agudo, fico o dia inteiro sem sinal da Vivo, e para resolver o problema é só na central da Vivo que é muito difícil, tentamos tanto ser atendidos, que acabamos desistindo- Disse Adão Gerônimo.
Tenho dois aparelhos, cada um com um chip da operadora Vivo, tem vez que faço ligação para o meu outro aparelho e diz que o numero não existe, e caindo na caixa postal. Eu não contratei caixa postal. Minha mãe tinha pré-pago e passou para pós- pago, e ela vive recebendo mensagens dizendo que o seu saldo esta acabando, como pode isso. Um serviço Ligue Saúde, fiquei um dia interiro para cancelar este plano que não solicitei. Inúmeros abusos que sofremos desta operadora.- Disse o usuário Gilson Mendes.
A situação é mais do que séria, imagine os prejuízos e danos que a população está sofrendo, por falta destes serviços, se existe uma processo coletivo para operadora repara estes danos. A um bom tempo, pagamos pelos serviços que não recebemos da operadora; e isso causa indignação, o pior e ficar o dia inteiro para resolver o problema. - Afirmou a Vereadora Marli Ribeiro
Existe planos para melhorar os serviços da operadora no município, o que explica tantas oscilações na internet e no sinal da vivo em Paracatu. As pessoas não estão sendo atendidas pela a operadora. Andamos 10 a 15 km e não tem sinal nenhum. Passei mais de três meses, sem receber a conta de meu telefone, sendo cortado o meu serviço. Se continuar nesta sequência de vendas de planos, uma hora ninguém vai mais conseguir falar na cidade. - Disse Joãozinho Contador
O vereador Marlon Gouveia comentou sobre um oficio enviado pela representante da vivo, á Câmara Municipal, onde relatava que a operadora estaria realizando vários investimentos no ano de 2014 e que a situação estaria tudo bem. Como está tudo bem, se a vivo está pior do que antes. Se não houver solução, nos vamos montar uma tenda no centro da cidade, para colher assinaturas do povo, e pedir que a promotoria suspenda os serviços da operadora na cidade. Vamos unir forças para acabar com este péssimo serviço da operadora Vivo na cidade.- Finalizou o Vereador
Sobre a construção das torres no município, às vezes estamos em um foco e o caso tem outro lado, sabemos de duas torres que foram construídas sem alvará da prefeitura, existe normas em Paracatu. Por favor, que os vereadores tragam especialistas para a instalação destas torres. Todas operadoras trazem problemas para nós, deve ser feito uma nova audiência pública com todas as operadoras, juntamente com Anatel , para resolver estes problemas.- Disse Tonhão do Movimento Verde.
Apresento um programa na cidade, onde o povo tem a liberdade de expressão e uma das grandes reclamações da população, é da operadora Vivo, que tem deixado a desejar. Pessoas que ficam horas tentado falar com as atendentes da operadora, isso quando a mesma não sai fora do ar, sem aviso prévio. Precisamos de soluções viáveis para atender a comunidade, que se sente Prejudicada pela a Vivo no municipio. - Disse o Radialista Ailton pinheiro
Como usuário, meu telefone há quase sete meses foi mudado de numero sem o meu consentimento, semana passada foi mudado novamente, Gostaria de saber Se está audiência, vai trazer algo de concreto para o povo de Paracatu. Precisamos de retorno e solução. Ouvi em um programa de uma rádio da cidade, que a operadora teria interesse de instalar uma antena no município, mas que não houve acordo com uns secretários, devido um desacordo de uma suposta propina. Seria verdade esta informação, - questionou Juscelino carteiro.
Propina não é a politica da empresa, como também acredito que não seja do governo local. Não tenho conhecimento deste caso.- Afirmou Ricardo Representante da VIvo
Se todas as dez antenas estivessem funcionando dentro município, somente 700 pessoas falaria ao mesmo tempo. E importante saber quantos usuários usam o serviço da Vivo no município, para medir o tamanho do problema. Isso é parecer técnico. Porque a operadora não faz investimentos na mesma proporcionalidade. Disse o Vereador Gleutow de Sá
Nosso povo não quer saber dos problemas da vivo, a operadora faz 600 mil ligações por segundo é muito dinheiro, estou preocupando também com a saúde da população, pelas proximidades das antenas, já que elas podem causar doenças na população. A realidade e muito diferente, estou vendo que esta audiência não vai resolver o problema da população. Uma mãe que conheço, tem horror de telefone, pois sua filha foi picada por escorpião e a mãe ficou oito horas para conseguir falar, infelizmente a criança faleceu. Que esta audiência pública seja um pontapé inicial, para resolver estes problemas. A Vivo é a pior operadora do Brasil. - finalizou Oswaldinho Capoeira
Se a população não está feliz com os serviços da operadora, que troque. É evidente a má qualidade e insustentabilidade dos serviços da vivo em Paracatu. O prejuízo que as pessoas têm tomado tem que ingressar uma ação pelos prejuízos. A câmara não é muro de lamentações, e sim lugar de solução. Já pensou se toda empresa, fosse cobrada para oferecer melhores serviços para os usuários, não sei qual é a politica que a empresa adota. Se for preciso, nos vamos ingressar com 1500 ações judiciais, para mostrar a insatisfação da população de Paracatu com a Vivo. O procon de Paracatu é de faz de conta, não resolve nada. Completou Ragos oliveira
Os vereadores autores do requerimento, Greik de Oliveira e João Macedo, externou a frustação pela audiência pública, segundo os vereadores, eles esperavam mais desta audiência. Pois a empresa não apresentou uma solução de emergência para a solução do problema, mas que estão confiantes que após esta audiência pública, o MPF, faça um Termo de ajuste de conduta(Tac) com a operadora, para resolver estes problemas no município.
Não me sinto frustrado, e vamos realizar mudanças e melhorias nos serviços da vivo em Paracatu. Aprendemos muito nesta audiência, - finalizou Ricardo, representante da vivo