Desde o dia 1º de janeiro de 2015, a manutenção da rede de iluminação pública que era realizada pela companhia de energia elétrica (Cemig), passou a ser de responsabilidade das Prefeituras dos municípios.
Esse serviço, em Paracatu e cidades da região, receberam muitas críticas. Em algumas reuniões realizadas com os representantes legais da empresa responsável pelo serviço de telefonia (Call Center), ficou evidente que o 0800 apresentou falhas no atendimento, sendo alvo dessas reclamações por parte da população. A empresa responsável pelo serviço garantiu que faria alguns investimentos e que estaria monitorando o sistema a fim de que o atendimento no call center fosse normalizado.
Na ocasião de uma das reuniões realizadas, a empresa Engelmig Elétrica LTDA, contratada para realizar a manutenção da rede elétrica dos municípios conveniados, apresentou um relatório dos serviços prestados ao longo dos 81 dias, a contar a partir de primeiro de março deste ano, em que passou a atender a região Noroeste.
De acordo com o Gestor de Operações Gilmar Donizete Fortes e o Engenheiro Eletricista Erto Cesario de Lima Junior, a Engelmig, que está no mercado de construção e manutenção de redes elétricas há 30 anos e está presente em vários estados brasileiros, pegou um parque de iluminação pública de 20 cidades, o que corresponde a 40 mil pontos que estava abandonado por alguns meses, por falta de manutenção. Segundo eles, a Cemig deixou de atendê-los por questões técnicas dela e passou esse parque com um volume de iluminação pública apagada durante um bom tempo.
Nós temos iluminação pública que é de material de vinte anos atrás e por isso, tem que haver um projeto de melhoria da iluminação pública.
Sobre o 0800, ficou acertado pelos presentes que haveria por parte das prefeituras divulgação do número para que a população pudesse utilizar o serviço. Agora precisamos fazer essa divulgação, pois muitas pessoas ainda não conhecem o número e têm dificuldade de solicitar ajuda.
Solicitação dos serviços pelo, 0800 33 29 55. Outras informações podem ser obtidas através da Secretaria de Obras.
Paulo Sérgio/Paracatunews