A Prefeitura de Paracatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, (SMS), realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (28), para esclarecer sobre os boatos que circulam pela internet, sobre suspeitas de meningite em Paracatu.
De acordo com a médica infectologista Dra. Gabriele Borges Machado, as informações que circulam nas redes sociais de um surto de meningite em Paracatu, não são verdadeiras.
Segundo Gabriele, a verdade é que existe um garotinho de 10 anos, que está internado no hospital de Paracatu, com suspeita de estar com meningite bacteriana, mas segundo ela, o caso não está confirmado. A criança passou por exames de sangue, (Hemocultura), que devem ficar prontos em alguns dias. Disse Gabriele
Segundo Dra. Gabriele, a criança está internada em Paracatu, mas está insolada sem contato com outros pacientes, e devido seu estado ser grave, será transferida para um hospital que tenha uma UTI infantil. Gabriele ainda disse que em 2015, Paracatu registrou cinco casos de meningite confirmados, sendo quatro bacterianas e uma viral, mas que todos os casos foram tratados e curados.
Ainda segundo Gabriele, não existe nenhum surto da doença na cidade, e que o hospital de Paracatu tem aparato para tratar possíveis casos da doença. A vacinação em massa de toda a população não é necessária, pois não existe um surto da doença em Paracatu. Afirmou Gabriele.
Entenda o caso:
Os Boatos de caso de Meningite em Paracatu circularam pelas redes sociais na tarde do último domingo (27), e deixou a cidade de Paracatu alerta e preocupada. As informações foram divulgadas por meio de um áudio compartilhado no Watsapp, onde um Radialista de Cristalina-GO, alertava estudantes da cidade de Cristalina e que estudam em Paracatu, para terem cuidados com a possivel doença.
Segundo o radialista, teriam três casos de pessoas com suspeita da doença na cidade, e que uma delas havia sido transferida em estado gravíssimo para um hospital da Região.
Paulo Sérgio/Paracatunews