Os paracatuenses se encantaram na noite do último domingo (27), com o eclipse lunar total da lua. O fenômeno pode ser foi visto por todos os brasileiros. O satélite natural do planeta em que habitamos esteve mais próximo de nós durante toda a noite, fazendo com que a lua tivesse um tamanho maior.
Durante boa parte desse período, foi possível perceber a sombra da Terra impedindo a iluminação da lua. Coincidência que só ocorre uma vez a cada 30 anos.
A superlua e o eclipse lunar total foram vistos também no céu de alguns países na noite de ontem. No Brasil, o eclipse foi apreciado porque a lua entrou na sombra da Terra quando já era noite no país.
A superlua ocorre porque a órbita da lua, isto é, o caminho que a lua faz ao redor da Terra, não é circular. Com isso, o satélite se aproxima mais da Terra uma vez por ano, ocasionando o fenômeno.
Fenômeno conhecido como 'Lua de sangue' foi observado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Foto: Marcello casal Jr/Agência Brasil
O eclipse acabou, mas deixou para os paracatuenses um dia com temperaturas bem agradável. O dia hoje em Paracatu amanheceu com poucas nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. Segundo o site Clima tempo, é previsto que chova 8mm. A temperatura Min de 23° e Máxima 34°. A humidade relativa do ar está na casa dos 65%, com ventos a 12 kM/h.