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Concessionária conclui primeira etapa de duplicação da BR-040 em João Pinheiro

A concessionária Via -040, entrega aos usuários 58,6 quilômetros de rodovia duplicada. Segundo a concessionária, nos próximos quatro anos serão duplicados 100% da BR-040.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Com informações e foto: Thobias Almeida/Leticia Simões - Link Comunicação
06/07/2015 às 15h26
Concessionária conclui primeira etapa de duplicação da BR-040 em João Pinheiro

Motoristas que trafegam pela BR-040 no trecho de João Pinheiro, já podem trafegar pelas novas pistas duplicadas. De acordo com a concessionária Via-040, Os segmentos duplicados apresentam o padrão de qualidade que será implantado nos 936,8 quilômetros entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), como separação física dos sentidos de tráfego, pistas mais largas, presença de acostamento, sinalização eficiente e asfalto de alta aderência. Ainda segundo a concessionária, a área atendida nesta etapa de duplicação reúne 19 municípios mineiros, é a líder na produção de grãos do estado, sendo responsável por cerca de 25% do total colhido, ou quase 3 milhões de toneladas, conforme dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  Segundo a concessionária, nos próximos quatro anos serão duplicados 100% da BR-040.

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GANHO EM LOGÍSTICA

O PIB brasileiro do agronegócio gira em torno de R$ 1,3 trilhão. Minas Gerais tem 13,3% de participação (R$ 162,3 bilhões). Em 2014, 28% das exportações do estado vieram desse setor, o que representou US$ 8 bilhões (cerca de R$ 25 bilhões) em divisas. Tem-se clara a importância da logística para a atividade.

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A modernização da BR-040 é um suporte para o aumento da competitividade do agronegócio no Noroeste de Minas Gerais. A região caracteriza-se por territórios municipais extensos (João Pinheiro é o maior município do estado em área, por exemplo). Assim, uma rodovia duplicada, segura e confiável, que conecte essas cidades e que sirva como canal de escoamento da produção para os portos do Sudeste, por exemplo, é fundamental.

As pistas duplicadas têm duas faixas de rolamento em cada sentido, cada qual com 3,6 metros de largura, além de acostamento com 2,5 metros de campo. Os sentidos de tráfego são separados por um canteiro central, integrado a um completo sistema de drenagem. Essa configuração permite aos transportadores de bens agrícolas, geralmente carretas de grande porte, como bitrens, terem uma rodovia mais previsível e confiável, que permita o cumprimento de prazos de entrega e que facilite as operações de logística.

SEGURANÇA

A rodovia duplicada representa ganhos em segurança, fluidez e também econômicos. Essa configuração reduz o risco de colisões frontais, que elevam em até 25 vezes a possibilidade de óbito das vítimas. Além disso, pistas mais largas permitem a circulação de veículos com maior distância entre si, outro importante fator de segurança. As novas pistas agilizam a movimentação de bens e reduzem os desafios operacionais, o que se reflete em menor preço do frete e no aumento da competitividade da economia.

Foi implantada também uma nova sinalização vertical e horizontal, com placas de indicação, advertência e regulamentação mais eficientes, além de faixas refletivas pintadas no pavimento, o que contribui para a direção noturna, assim como os olhos de gato instalados nos trechos. Painéis de mensagens variáveis completam o sistema.

A cobrança do pedágio ainda não foi iniciada. A previsão é de que as praças comecem a operar no final de julho.

O trecho de João Pinheiro se soma aos trechos também concluídos em Luziânia e Cristalina, em Goiás. No total são 58,6 quilômetros de pistas duplicadas. 

 

Confira os trechos duplicados:

João Pinheiro: Km 167,5 ao Km 172,6.

Cristalina: Km 69,5 ao 74,5; Km 79 ao 88,8; e Km 105,3 ao 130,3.

Luziânia: Km 33,5 ao 40,5 e Km 51,5 ao 58,2.

 

Por: Paulo Sérgio/Paracatunews

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