Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Circo Rebote se apresenta em Paracatu com espetáculos ao ar livre

As apresentações serão feitas em espaços públicos da cidade e contará com números arriscados de trapézio em balanço. Os espetáculos acontecerão no próximo sábado (4), e serão abertos ao público.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Larissa Itaboraí
01/07/2015 às 09h57
Circo Rebote se apresenta em Paracatu com espetáculos ao ar livre

Com a proposta artística de difundir a arte de rua misturando a dança, o teatro, além de acrobacias aéreas e muita palhaçada, o casal de palhaços Erika Mesquita e Atawalpa Coello da Companhia brasiliense Circo Rebote apresentarão os espetáculos “Columpio” e “Tome sua Poltrona” em seis cidades do interior de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, totalmente ao ar livre. “Circo, dança, teatro, tudo o que pode enriquecer nosso trabalho perante o público é bem-vindo. Acreditamos na união de linguagens artísticas”, afirma Erika. As atrações circenses serão gratuitas.

Continua após a publicidade

As cidades contempladas contarão com dois dias de apresentações ocupando os espaços públicos locais. Serão elas Cocalzinho de Goiás (GO), Pirenópolis (GO), Unaí (MG), Paracatu (MG), Barra do Garças (MT) e Nova Xavantina (MT).

 

Continua após a publicidade

 “Columpio”, o primeiro espetáculo, vai deixar o público sem piscar com o show de performances   e acrobacias cômicas até o ponto alto da apresentação - um arriscado número de trapézio em balanço. A música acompanha o ritmo das cenas e a movimentação dos atores  que  utilizam  o  domínio  de  habilidades  circenses,  como  corda  indiana, contorcionismos e equilibrismos para assumir o papel do herói cômico.

Já em “Tome sua Poltrona”, dois palhaços apaixonados divertem o público com uma série de desastradas tentativas de conquista que resultam em situações cômicas e inesperadas. Ela, meiga e um tanto quanto extravagante. Ele, um atrapalhado dos pés à cabeça. Juntos, essa dupla de palhaços encanta os espectadores pela excentricidade.

Com o foco na ocupação de espaços públicos e promoção do conhecimento cultural por meio da democratização do acesso aos bens culturais de forma gratuita, Erika e Atawalpa querem encantar e disseminar a arte pelo mundo. “Nossa arte é feita para encher os olhos de quem passa, para, e aprecia o espetáculo”, lembra Atawalpa.

Companhia Circo Rebote - A Companhia Circo Rebote nasceu em 2004 com a dupla Erika Mesquita e Atawalpa Coello e, desde então, realiza teatro de rua. Com  a  proposta  de  pesquisar  linguagens  artísticas  e criar  espetáculos  de  teatro  e  circo  com  foco  na  comicidade,  a Companhia montou  os espetáculos  "Tome  sua  poltrona"  e  "Columpio"  com  o fomento  da  Funarte  e  patrocínio  do  Fundo de Apoio a Cultura (FAC) da Secretaria  de  Cultura e através desse apoio vêm  participando  de  mostras  e  festivais. 

Além  dos  espetáculos,  a dupla circense realiza pesquisa  continuada  em  técnicas  como  trapézio  em  balanço,  cordas, acrobacias aéreas, de solo, além de outras especialidades do mundo do circo. Em 2011 foram contemplados com o Prêmio Funarte Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo. Ao longo desses mais de 10 anos já se exibiram em países como Peru, México, Alemanha, França, Itália, Suiça, Bélgica, Holanda e Porto Rico, encantando o público pela criatividade e inovação em cada número. 

Em Paracatu os espetáculos acontecem no proximo Sábado dia 04 de julho, na Praça Firmina Santana apartir das 9h da manhã e no Largo da Jaqueira às19h, fazendo a abertura da Vesperata. Os espetáculos serão abertos ao público.

Ficha técnica

Elenco: Atawallpa Coello e Erika Mesquita

Direção: José Regino

Trilha Sonora:Leonardo Coutinho (Kaju) e Luis Gonzaga (Junai)

Figurinos: José Regino, Atawallpa Coello e Erika Mesquita

Técnico da estrutura: Marcelo Chamoschini

Fotos: Mariana Leal

Produção: Erika Mesquita

Duração: 40 min.

Classificação etária: Livre para todos os públicos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.