Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Rotary Club de Paracatu realizará 7º Mutirão da saúde do homem para prevenção do câncer de próstata

Atendimentos com o objetivo de prevenir o câncer de próstata em homens acima dos 40 anos, acontecerá neste Domingo dia 21, na Clínica da Saúde da Mulher.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Fabrício / Ideiacom
19/06/2015 às 18h34
Rotary Club de Paracatu realizará 7º Mutirão da saúde do homem para prevenção do câncer de próstata
No dia 21 de junho (domingo), de 07h às 13h, será realizado em Paracatu-MG, o 7º Mutirão de Saúde do Homem com o objetivo de prevenir o câncer de próstata em homens com idade acima de 40 anos. A expectativa é que sejam atendidos 1.600 participantes do projeto, com consultas médicas, exames no local e, nos casos indicados, testes de sangueAntígeno Prostático Específico (PSA). O Rotary Club de Paracatu é o responsável pela ação que já acontece há 13 anos, sendo intercalado com o Mutirão da Saúde da Mulher para prevenção do câncer de mama. Estima-se que desde o início do projeto já foram realizados 10.000 atendimentos para homens e mulheres.

 Entre os meses de março e junho, o projeto atendeu cerca de 1.600 participantes com palestras informativas sobre a saúde do homem, 300 exames de glicemia, 100 vacinações, verificação de pressão arterial em 500 homens, 1.600 exames de sangue PSA, 50 exames de biópsia de próstata e 50 ultrassonografias.

Continua após a publicidade

 O evento será realizado na Clínica da Saúde da Mulher em Paracatu, que conta com uma estrutura física completa para os atendimentos. Estão envolvidos no projeto médicos urologistas, enfermeiros, especialistas e estudantes do curso técnico de enfermagem. Para Marcelo Corrêa, presidente do Rotary, a expectativa é atender a totalidade dos homens que fizeram o PSA. “Quanto mais precoce a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura. Os casos identificados serão encaminhados para tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS)”, reforça Corrêa.

 O projeto conta com investimentos na ordem de R$ 100 mil e com o apoio de importantes instituições de Paracatu como: Prefeitura Municipal, Kinross, Sicoob Crediparnor, Faculdade TecSoma, Secretaria Municipal de Saúde, Café Catu, Copasa, Coopervap e Laboratório Laborclínica.

Continua após a publicidade

 Instituto Nacional do Câncer (INCA)

De acordo com o INCA, estima-se 68.800 casos novos de câncer de próstata no Brasil, no ano de 2014. Isso quer dizer que há um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país. A última estimativa mundial apontou o câncer de próstata como sendo o segundo tipo mais frequente em homens, cerca de 1,1 milhão de casos novos no ano de 2012. Aproximadamente 70% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em países desenvolvidos. As mais altas taxas de incidência foram observadas na Austrália/Nova Zelândia, Europa Ocidental e América do Norte. Esse aumento pode ser reflexo, em grande parte, das práticas de rastreamento pelo teste do Antígeno Prostático Específico (PSA).

 No Brasil, o aumento da expectativa de vida, a melhoria e a evolução dos métodos diagnósticos e da qualidade dos sistemas de informação, bem como a ocorrência de sobrediagnóstico, em função da disseminação do rastreamento do câncer de próstata com PSA e toque retal, podem explicar o aumento das taxas de incidência. O único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do câncer de próstata é a idade. Aproximadamente 62% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Com o aumento da expectativa de vida mundial, é esperado que o número de casos novos de câncer de próstata aumente cerca de 60% até o ano de 2015. Além disso, a etnia e a história familiar da doença também são consideradas fatores de risco. Obesidade e dietas com base em gordura animal, carne vermelha, embutidos e cálcio têm sido associadas ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. Em contrapartida, é possível que dietas ricas em vegetais, vitaminas D e E, licopeno e ômega-3 sejam capazes de conferir algum efeito protetor. Ações de controle da doença devem focar em outras estratégias, como a prevenção primária e o diagnóstico precoce.

 Sobre o Rotary Club Paracatu

 É uma associação de prestação de serviços humanitários, sem finalidade lucrativa e de natureza privada. Seu principal objetivo é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno. Entre as principais atividades desenvolvidas pela instituição estão os projetos voltados para prevenção do câncer de mama e de próstata, qualificação profissional e melhoria das condições de prestação de serviços sociais e assistenciais. 

Foto:Arquivo/RC Rotary

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.