Cidade Paracatu XII Prêmio Sebrae
Paracatu é premiada em 1° lugar pelo Sebrae na categoria Empreendedorismo Rural, e 3º lugar na categoria cidade empreendedora
municipio de Parcatu e mais oito municipios são vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. 
24/04/2024 18h58 Atualizada há 3 semanas
Por: Paulo Sérgio
Paulo Sergio / paracatunews

O municipio de Parcatu e mais oito municipios são vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.  Os municípios vencederores além de Paracatu, foram Cabo Verde, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Coqueiral, Nova Lima, Pirapora, Uberaba e Varginha. A cerimônia de premiação, aconteceu na manhã da última quarta-feira (17) na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte e reuniu 24 municípios finalistas.

Continua após a publicidade

Em Paracatu, os prêmios foram apresentados para a imprensa na tarde desta quarta-feira (24), na sede do sebrae, onde contou com a presença do prefeito Igor Santos, gerente regional do sebrae, Marcos Geraldo, e secretários de governo.

Paracatu ficou em 1° lugar na Categoria Empreendedorismo Rural, com o Projeto: “Paracatu, a locomotiva da agricultura familiar”. O municipio ainda ficou em 3º lugar na categoria cidade empreendedora.

Continua após a publicidade

O projeto Paracatu, a Locomotiva da Agricultura Familiar foi criado pela Prefeitura Municipal, inserido em um contexto de fomento ao desenvolvimento rural, com incentivos para o aumento e diversificação da produção de pequenas propriedades e de renda. Incluindo assistência técnica, distribuição gratuita de insumos e serviços, capacitação gerencial e das lideranças, promoção e acesso a mercados e incentivo ao associativismo e ao cooperativismo, à inovação e às práticas de sustentabilidade, o projeto se mostrou como importante estratégia de promoção do desenvolvimento econômico do município.

Mais de 300 projetos, de cerca de 250 municípios do estado, foram inscritos, em 10 categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora e Governança Territorial. Na fase final, disputaram 30 iniciativas, de 24 municípios.

Continua após a publicidade

Os vencedores, por categoria, foram: Cabo Verde, categoria Sala do Empreendedor; Conselheiro Lafaiete, categoria Governança Territorial; Congonhas, categoria Inclusão Produtiva; Coqueiral, categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente; Nova Lima, categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Paracatu, categoria Empreendedorismo Rural; Pirapora, categoria Compras Governamentais; Uberaba, categorias Cidade Empreendedora e Turismo e Identidade Territorial; e Varginha, categoria Empreendedorismo na Escola.

“Cada uma das soluções inovadoras vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é um reconhecimento ao esforço do município de sempre buscar a melhoria na gestão de maneira diferenciada e uma inspiração para tantos outros municípios, com resultados positivos no desenvolvimento socioeconômico, na educação empreendedora, na geração de emprego e renda e na liberdade de produzir, trabalhar e sustentar sonhos e realidades”, enfatiza o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Em suas 12 edições, o Prêmio Prefeitura Empreendedora já reconheceu 71 iniciativas de 49 municípios de Minas Gerais, projetos que têm inspirado diversos municípios do estado a evoluírem em suas estratégias de promoção do desenvolvimento econômico e social.