Meio Ambiente Meio Ambiente
Líderes do programa Jovens Mineiros Sustentáveis participam de capacitação sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos
Ação virtual debate como as diretrizes estaduais podem ser levadas a toda sociedade
11/04/2024 12h55
Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais

Professores municipais e gestores do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , participaram, na quarta-feira (10/4), de webinar sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos.

O objetivo da conversa virtual foi debater como as diretrizes do documento podem ser passadas a todos os setores da sociedade de forma simples, sobretudo para os alunos participantes do programa de educação ambiental da pasta.

Continua após a publicidade

Ao todo, mais de 150 gestores do Jovens Mineiros Sustentáveis de todo o estado participaram do seminário on-line.

Durante a abertura do evento, a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, destacou a oportunidade de tirar dúvidas e ressaltou a importância da participação de professores e diretores de escolas que aderiram ao programa de educação ambiental. "Nós trabalhamos aqui para oferecer o melhor das iniciativas para vocês, mas só é possível fazer nosso trabalho com a participação de todos”, disse.

Continua após a publicidade

Já o analista ambiental e gestor do Programa, Ricardo Cottini, explicou que a conversa virtual faz parte da programação da ação de educação ambiental e ressaltou que os debates ajudarão a todos no aperfeiçoamento dos temas que serão trabalhados com os alunos em sala de aula. 

“O nosso foco é o aluno. O aluno é aquele protagonista que recebe as informações, é o jovem mineiro sustentável que será, no futuro, nosso adulto sustentável”, afirma Cottini.

Continua após a publicidade

Plano Estadual de Recursos Hídricos

O Plano Estadual de Recursos Hídricos é um instrumento da Política Estadual de Recursos Hídricos, Lei Estadual 13.499/1999, que estabelece critérios e diretrizes gerais, além de objetivos e programas básicos para planejamento e controle adequados do uso da água no estado de Minas Gerais.

Cabe ainda ao plano orientar sobre a integração entre a gestão de recursos hídricos e as políticas setoriais, tais como saneamento e agricultura, além de promover a articulação com os Planos Diretores de Recursos Hídricos do Estado e com o Plano Nacional. Consulte o documento na íntegra aqui .