Segunda, 07 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Mototaxistas reivindicam a regularização do serviço de Moto-táxi em Paracatu

O vereador Ragos Oliveira entrou na defesa dos mototaxistas, e pediu uma solução rápida da prefeitura para regularização do serviço de Moto-táxi, no municipio.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Foto:Paulo Sérgio/ParacatuNews
26/02/2015 às 10h27
Mototaxistas reivindicam a regularização do serviço de Moto-táxi em Paracatu

O vereador Ragos Oliveira, subiu na tribuna da câmara na noite da última segunda feira (23), para solicitar da prefeitura de Paracatu, agilidade e solução no caso da regularização do serviço de Moto-táxi na cidade de Paracatu.

Continua após a publicidade

O exercício das atividades dos profissionais em transportes de passageiros, mototaxista, em entrega de mercadorias e em serviço comunitário de rua, motoboy, ambos com o uso de motocicleta, foi regulamentado pela Lei 12.009/2009, publicada no dia 30/07/2009.

Para a prestação do serviço de Moto-táxi, a lei determina que o profissional seja maior de 21 anos, possuir habilitação, por pelo menos 2 (dois) anos, na categoria, e ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Contran. O mototaxista para fazer o transporte de passageiros, também deverá estar vestido com colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos, nos termos da regulamentação do Contran.

Continua após a publicidade

Em Paracatu, o serviço de Moto-táxi iniciou a mais de 10 anos segundo o vereador Ragos oliveira, e até hoje não foi regularizado aqui na Cidade. Os municípios são responsáveis por regulamentar os serviços de Moto-táxi. De acordo com o vereador, os profissionais já foram confundidos como bandidos e presos pela polícia militar, por estar carregando um passageiro com drogas. “O mototaxista não tem como perguntar para o passageiro, se ele está com drogas”, - Disse Ragos Oliveira.

Segundo o vereador, a importância de regulamentar o serviço de Moto-táxi no município, é trazer segurança para o passageiro e para o mototaxista. O passageiro corre risco de pegar um mototaxista que não está regulamentado, por não saber se realmente ele é um mototaxista. Infelizmente em todas as classes, existem aproveitadores, bandidos transvestidos de mototaxistas, cometendo crimes na cidade. É hora da câmara e do governo de Olavo Conde, resolver este problema, colocando as placas vermelhas, pintado às motos conforme a lei, e dando higiene para os passageiros com toucas plásticas, e mototaxistas identificados. Os que vivem do Mototáxi, às vezes são prejudicados por pessoas que não são mototaxistas e que se passam por mototaxistas, causando riscos aos passageiros.” -  Concluiu Ragos Oliveira

Joãozinho contador relatou que acompanha o caso dos mototaxistas em Paracatu desde 2004. O projeto de lei foi aprovado, foi feito o decreto de lei que regulamentou o serviço de Moto-táxi na Cidade, abriu um processo licitatório, que no meu entendimento, daria para atender 100% dos mototaxistas. Não e culpa do prefeito, de repente observou erros, e para não prejudicar ninguém, um novo processo de licitação será aberto. -” Disse Joãozinho Contador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.