Cidade Paracatu Energia Renovável
Sistema de energia brasileiro chega a marca de 200 gigawatts com 84% da produção a partir de fontes renováveis
nesta quinta-feira a marca de 200 gigawatts (GW) de capacidade instalada, após o início das operações da usina fotovoltaica Boa Sorte I, em Paracatu (MG).
07/03/2024 23h51
Por: Paulo Sérgio Fonte: Mixvale
Da internet
O Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia ultrapassou nesta quinta-feira a marca de 200 gigawatts (GW) de capacidade instalada, após o início das operações da usina fotovoltaica Boa Sorte I, em Paracatu (MG).

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), celebrou o marco e destacou a importância de produzir energia com fontes limpas e renováveis

Continua após a publicidade

— Essa é uma marca importante para o sistema elétrico e para o país. Nossa missão, à frente do Ministério de Minas e Energia, é equilibrar segurança energética com a modicidade tarifária, beneficiando brasileiras e brasileiros. Com as fontes limpas e renováveis, estamos trazendo uma geração de energia de qualidade e sendo protagonistas na transição energética mundial — afirmou o ministro.

Introduzida no SNI, a usina de energia solar instalada em Paracatu tem capacidade de gerar 814 Gwh, segundo a empresa Atlas, responsável pela unidade de geração de energia.

Continua após a publicidade

Segundo dados da Agência Nacional de Energia (Aneel), 84,25% da produção de energia do SNI vem a partir e fontes de energia renováveis, com 55% provenientes de usinas hidrelétricas.

A matriz energética brasileira conta com quatro principais fontes renováveis de gereação de energia. São elas:

Continua após a publicidade

Hídrica (55%)

Eólica (14,8%)

Biomassa (8,4%)

Fotovoltaica ou solar (6,28%)

Já entre as fontes não renováveis, as usinas de gás natural são a maioria (9%), seguidos pelo petróleo (4%) e carvão mineral (1,75%).

Segundo o Ministério da Energia, mais de 625 mil sistemas de geração de energia solar foram instalados no Brasil em 2023. Além disso, também houve acréscimo de 837 mil unidades consumidoras que passaram a utilizar os excedentes e os créditos da energia gerada nos sistemas instalados.