Cidade Paracatu Formatura
Operadoras de equipamentos móveis se formam em Paracatu
Alunas que concluíram o curso em dezembro estão em processo de habilitação na categoria D
22/02/2024 20h15
Por: Paulo Sérgio Fonte: Assessoria / Kinross
Divulgação / Kinross

Aconteceu nesta terça-feira, dia 20, no buffet Sônia Festas, a formatura de 28 mulheres aprovadas no Programa de Qualificação - Operadoras de Equipamentos Móveis, inciativa promovida pela Kinross em parceria com SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), organização que oferece desenvolvimento profissional aos trabalhadores do transporte. O curso foi voltado especialmente para mulheres das comunidades de Paracatu (MG).

Continua após a publicidade

Mais de 970 candidatas se inscreveram para as 30 vagas. As aprovadas tiveram 128 horas de conteúdo teórico desde outubro do ano passado até dezembro, quando receberam a certificação do curso. As alunas que já possuíam carteira de habilitação na categoria B estão agora em processo de atualização de suas CNHs para a categoria D custeado pelo programa, que habilitará as condutoras a operarem veículos de carga e de passageiros com mais de oito lugares.

Em um segmento historicamente masculino, a Kinross se posiciona como uma organização que busca ampliar o espaço do público feminino na mineração. As mulheres certificadas pelo programa têm a possibilidade de serem admitidas pela companhia para atuarem na planta da mineradora em Paracatu.

Continua após a publicidade

"No início de 2023, disponibilizamos 15 vagas exclusivas para mulheres como Operadoras de Equipamentos Fora de Estrada. Observamos que algumas candidatas não puderam avançar devido à falta da habilitação na categoria D. Identificamos uma oportunidade nesse desafio e lançamos o Programa de Qualificação - Operadoras de Equipamentos Móveis”, conta Eduardo Magalhães, diretor de RH, TI e Suprimentos da Kinross. Os resultados obtidos são tão relevantes que a empresa decidiu tornar o projeto anual, com turmas afirmativas para mulheres e outras mistas. “Queremos que mais pessoas possam se qualificar, trilhar novos rumos em suas carreiras e conquistar mais espaço no mercado de trabalho na mineração ou em qualquer outro setor”, afirma Eduardo Magalhães, diretor de RH, TI e Suprimentos da Kinross. 

A busca pela inserção feminina no setor mineral é cada dia maior. A Kinross é uma das empresas participantes do WIM (Women in Mining, em português Mulheres na Mineração), movimento que tem como objetivo a ampliação e o fortalecimento da participação das mulheres na mineração no Brasil. 

Continua após a publicidade