Domingo, 06 de Julho de 2025
13°C 28°C
Paracatu, MG
Publicidade

Kinross realizou Circuito Integrar em 2014, levando cultura a mais de 2 mil crianças em Paracatu

Projeto promoveu oficinas e mostras culturais Valorizando a produção artística local

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Fabrício Soares / Ideiacom
03/12/2014 às 14h47
Kinross realizou Circuito Integrar em 2014, levando cultura a mais de 2 mil crianças em Paracatu

A Kinross acredita que é possível formar parcerias sólidas e contribuir para o crescimento das comunidades e dos municípios com os quais interage. Por isso, criou o Programa Integrar com base em quatro eixos de atuação – Educação, Cultura, Geração de Trabalho e Renda e Educação Ambiental.

Continua após a publicidade

Em 2014, o Eixo Cultura realizou o Circuito Integrar em escolas públicas de Paracatu, com o objetivo de promover a educação através da cultura e trazer a família para dentro da instituição. Foram contempladas as seguintes escolas: E. E. Delano Brochado, E. E. Altina De Paula Guimarães, E. M. Nilo Sadok, E. M. Leonor Ulhoa, E. E. Neuza Pimentel, E. E. Júlia Camargos, E. M. Bezerra de Menezes, E.E. Dom Serafim e E. M. Dr. Antônio Ribeiro.

Em um primeiro momento foram cadastrados os grupos da economia criativa de Paracatu para ministrarem oficinas culturais aos alunos. Ao longo do ano, cada escola recebeu os cursos durante três dias da semana e, no sábado, uma mostra foi realizada para que os pais e outros alunos das escolas pudessem conferir a apresentação dos participantes. Coral, contação de histórias, jogos e brincadeiras, hip hop, danças culturais, audiovisual e circo estão entre os temas abordados nas oficinas.

Continua após a publicidade

“Esse tipo de parceria que a Kinross faz com a comunidade é muito importante. Se a gente não falar de cultura, as pessoas acabam esquecendo. Tem coisas que a escola quer dar, mas não tem condição de fazer sozinha. É necessária a ajuda de empresas. Tem aluno aqui que viu coisas na oficina que nunca tinha visto. O resultado foi muito positivo”, contou Hellen Soares, diretora da E. M. Leonor Ulhoa.

Além de trazer cultura às crianças, o projeto visa valorizar e estimular a produção cultural da cidade. “Eu sinto que a gente modifica a vida das pessoas que participam do projeto. Quando vamos a oficinas, apresentações, a gente consegue enxergar o quanto contribuíamos para aquelas pessoas... Eu vejo o brilho no olhar de cada uma das crianças, uma vontade de aprender. Principalmente nas escolas da periferia, onde os alunos não têm muito acesso a cultura e a oportunidades”, afirma Adriene Barros, do grupo Mania de Circo.

Em 2014, o Circuito Integrar passou por nove escolas beneficiando, diretamente, 588 alunos. Durante apresentações do Circuito, 2.280 pessoas participaram assistindo as mostras. “As ações nas escolas contribuíram para o intercâmbio cultural e para a integração entre pais e comunidade. É uma forma de descentralizar a cultura levando até os bairros uma diversidade de iniciativas e, ao desenvolver ações lúdicas nas escolas, é possível também trabalhar valores e melhorar o desempenho dos alunos”, finaliza Gilcélia Westin Cosenza, analista de comunidade - Gerência de Comunicação e Relacionamento com Comunidade da Kinross.

O Eixo Cultura do Programa Integrar é realizado pela Kinross, em parceria com a Planeta Cultura e Sustentabilidade, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Projeto Raízes).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.