Cidade Paracatu Sáude
Garoto é hospitalizado após passar pomada modeladora no cabelo em Paracatu
A criança apresentou irritação nos olhos e precisou de atendimento médico.
31/12/2023 11h30
Por: Paulo Sérgio
Arquivo /Paracatunews

Pomadas modeladoras começam a fazer vítimas em Paracatu. Uma criança de 09 anos, precisou de atendimento médico, após passar o produto no cabelo.

Segundo a mãe, a criança apresentou irritação nos olhos, e rapidamente foi encaminhada ao hospital municipal.

Os médicos após avaliarem a criança, recomendou com urgência a procura de um oftalmologista para o garotinho. 

Entenda:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou na última sexta-feira (29) os registros de 1.266 pomadas sem enxágue, ceras e sprays para modelar, trançar ou fixar ou cabelos. A lista completa com os nomes dos produtos e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de cada um dos fabricantes foi publicada no Diário Oficial da União do último dia útil do ano.

De acordo com a agência reguladora, os produtos cancelados agora não atendem às novas regras para pomadas estabelecidas em setembro deste ano, em decisão colegiada da Anvisa (RDC 814/2023), após as ocorrências dos dois primeiros meses do ano.

Desde setembro, é considerado descumprimento da norma ter o nome “pomada”, mesmo que em outros idiomas, no rótulo do produto ou ter na fórmula química a concentração igual ou superior a 20% de álcoois etoxilados.

Em comunicado divulgado no portal da Anvisa, a entidade garante que os cancelamentos anunciados nesta sexta-feira já eram planejados e não estariam diretamente relacionados às ocorrências mais recentes de irritação ocular, que estão sob investigação.

Nos últimos dias, a Anvisa tem recebido relatos de casos de efeitos indesejáveis ou inesperados provocados por produtos para trançar/modelar os cabelos. Entre as consequências notificadas estão cegueira temporária, lesões e queimaduras oculares, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço na região e dor de cabeça.

Anteriormente, outros 1.741 registros de pomadas já haviam sido cancelados por resoluções da Anvisa.

Continua após a publicidade