A prefeitura de Paracatu divulgou na tarde da última sexta-feira (7), a lista com os nomes dos beneficiádos do Empreendimento Residencial Sarah Kubistchek, do programa Minha Casa Minha Vida 2014 do Governo Federal.
De acordo com a Secretária De Desenvolvimento e Ação Social, Ana Amélia Medeiros, a seleção das famílias, passou por um rigoroso processo, onde as famílias foram visitadas e tiveram um acompanhamento especial.
Segundo Ana Amélia, a partir da divulgação dos nomes dos beneficiários, um processo de 30 dias será aberto para a verificação de possíveis irregularidades, que talvez não fossem descobertas pelos agentes sociais. De acordo com Ana Amélia, estas famílias que foram beneficiadas, passarão por mais um processo de verificação, onde serão confirmados se realmente estas pessoas falaram a verdade no momento dos cadastros que é auto- declaratório.
Ana Amélia ressaltou; que este processo é para evitar quaisquer dúvidas, da seriedade da seleção das 308 famílias beneficiadas. Durante este processo, se ficar provado que o beneficiário, possuí outra moradia e a renda per capta seja incompatível com a renda declarada, será excluído dos beneficiários e poderá responder judicialmente. Ana Amélia ainda afirmou que, o processo foi muito delicado, pois entorno de três mil famílias estão escritas, e às vezes não se consegue visitar todas estas famílias.
Os critérios dotados para se chegar nas 308 famílias beneficiadas foram famílias com rendas per captas baixas, Idosos, Deficientes físicos, pessoas que vivem em áreas de risco, pessoas que moram de aluguel e moradias cedidas.
O prefeito Olavo Conde, falou do bom trabalho desenvolvido e da transparência realizada por Ana Amélia e todos da ação social. Olavo afirmou que, todo o processo para se chegar aos beneficiários, foi feito de forma clara e transparente, ninguém foi indicado ou beneficiado de forma ilegal.
Olavo ainda disse que, quando a pessoa ganha uma casa, e vende, ou coloca outra pessoa para morar na casa, gera descrédito da administração, e não é isso que o governo quer; o objetivo é atender todas as famílias carentes. “Quem não foi beneficiado nas 308 casas, tenha confiança, pois vamos construir em breve mais 436 casas e logo após, mais 400 casas.” - Disse Olavo Condé.
De acordo com o prefeito Olavo Conde, até fevereiro de 2015 as casas serão entregues aos beneficiados. E por se tratar de subsídio, o contrato terá validade de 10 anos, ou seja, dentro deste prazo, os beneficiários não poderão vender, ou alugar o imóvel. Caso isso ocorra, o imóvel poderá ser repassado para outra família cadastrada no programa.